Não é mais segredo que os meses de novembro e dezembro são os mais aguardados pelos varejistas virtuais, visto que neste período temos as principais datas comerciais para a venda online: a Black Friday e o Natal. No entanto, a proximidade entre as datas acaba ocasionando erros por parte de muitos profissionais de marketing e vendas, que elaboram uma única estratégia para as datas e acabam deixando de aproveitar o que cada período oferece. Desse modo, torna-se imprescindível conhecer as diferenças entre a Black Friday e o Natal.
As expectativas de venda para esse ano são super positivas, se levarmos em consideração que as datas corresponderam à 16,5% do total arrecadado pelo e-commerce brasileiro em 2014, de acordo com os dados do E-bit. Para ajudar o empreendedor virtual a conferir se a sua estratégia está coerente com o que deve ser trabalhado em cada período, seguem abaixo alguns pontos que destacam as diferenças entre a Black Friday e o Natal:
Apelo
Black Friday: impulso
Somente em 2014, a data registrou 2,2 milhões de pedidos – o maior número do e-commerce no Brasil.
Natal: emoção
Momento de retribuição: 87% dos consumidores brasileiros compraram no Natal de 2014.
Produtos
Black Friday: queima
Neste período, os descontos podem chegar até 80% e atingem todas as categorias das lojas.
Natal: novidade
As ofertas e promoções são distribuídas no período de dias que antecedem a data.
Timing
Black Friday: imediato
As ofertas têm duração de 24 horas, o que exige um bom planejamento do lojista.
Natal: progressivo
Para esta data, o varejo normalmente trabalha com um período de 40 dias de promoções.
Marketing
Black Friday: campanha agressiva
A taxa de cliques em e-mail marketing, por exemplo, pode crescer cerca de 400% durante a data.
Natal: campanha contínua
É possivel realizar e direcionar ações por um período maior.
Infraestrutura
Black Friday: tráfego intenso
Com a grande demanda que a data ocasiona, é comum triplicar o número de servidores no período.
Natal: tráfego gradual
O trabalho da TI deve funcionar por mais dias para suprir a necessidade.
*Com informações do E-commerce News e NB Press
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