Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

Para um bom funcionamento do seu e-commerce, é necessário seguir alguns passos que determinam o sucesso do mesmo. Não existe ainda uma “receita de bolo” padrão para todas as lojas e segmentos, mas existe um manual de boas práticas que visam trabalhar os elementos essenciais que levam o usuário há uma boa experiência e navegação em sua loja.

Abaixo, vamos elencar alguns pontos essenciais para a home da sua loja virtual:

Funcionalidades Essenciais – Home

Topo da Loja (Header)

Para o topo da loja, mais conhecido como Header, recomendamos ter os seguintes elementos:

  • Logo da loja (de preferência na área esquerda do layout)
  • Busca do site (Busca geral do site e também por categorias se for o caso)
  • Área de identificação (para o usuário se cadastrar na loja e se identificar)
  • Meus Pedidos (área para consulta de pedidos já efetuados para acompanhamento)
  • Minha Conta (área de acesso para usuários que já se cadastraram)
  • Carrinho (Informação de quantos itens o usuário possui no carrinho)
  • Contatos (Telefone, email, chat, etc.)
  • Ícones das redes sociais (link para as redes sociais que a loja possui e alimenta com conteúdo frequentemente)
  • Menu (estrutura de navegação por categorias ou por seções da sua loja)

Confira o exemplo abaixo:

Header home e-commerce

Lembrando que isso é uma sugestão de como montar um Topo de Loja Virtual, podendo ser customizado para seu segmento ou necessidade. Mas é importante preservar os elementos chaves para que o usuário tenha uma boa experiência e ache com facilidade estes recursos.

 

Condições da Loja

É importante que contenha essas informações na home da loja e de preferência ainda no primeiro scroll, com uma área de destaque. Alguns lojistas usam um banner para apresentar estas informações, alguns especialistas chamam esta posição de Banner Tarja (vide exemplo abaixo). Isso se torna um diferencial da loja e valida um motivo a mais para o usuário tomar a decisão da compra.

A seguir, alguns itens importantes:

  • Condições de Pagamentos (Parcelamentos, Descontos à vista)
  • Condições de Entrega (Frete Grátis, Entrega Expressa)
  • Troca ou Devolução (Troca de peças grátis ou atrelado há alguma condição)

 Banner condições e-commerce

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Captação de email

Umas das informações mais valiosas para o e-commerce é o email de um usuário que visitou sua loja independente da forma de mídia que chegou. Você poderá trabalhar uma comunicação direta com ele sem a necessidade de investir em mídias de divulgação para aborda-lo novamente.

Para capturar o email, é interessante pedir as seguintes informações principais:

  • Nome
  • Email
  • Sexo (dependendo do segmento essa informação é crucial)
  • Área de interesse da loja (para uma comunicação personalizada)
  • Dados variáveis (dependendo do segmento, é importante descobrir outros dados como tipo de carro, modelo do carro em e-commerces que trabalham com peças do segmento)

 Captação email e-commerce

Como moeda de troca alguns e-commerces oferecem descontos na loja para o preenchimento do cadastro. É importante lembrar de confirmar que o usuário aceita receber ofertas da sua loja para não correr o risco de ser encarado como spam.

 

Banner Destaques

É a área onde você irá mostrar os principais produtos (no máximo de 4 a 5 itens para não sobrecarregar a página e como sugestão) da sua loja, as melhores ofertas, itens mais desejados ou uma seleção especial. Esta área deve ser otimizada e alterada com frequência (alguns e-commerces trabalham com uma atualização semanal) para que os usuários recorrentes sempre encontrem novidades neste espaço.

Banner Destaque Vitrine e-commerce

 

Vitrine de Ofertas

Aqui você irá exibir algumas ofertas que possui na sua loja. Pode separar por categorias, necessidades ou agrupar por:

  • Mais vendidos
  • Destaques da semana
  • Lançamentos
  • Novidades
  • Promoções
  • Entre outros destaques

 Vitrine de Ofertas Home e-commerce

Isso irá depender muito do segmento do seu negócio, mas é importante sempre atualizar esta área de forma dinâmica e trazer boas ofertas para a home, uma das páginas mais vistas da sua loja.

 

Rodapé

Aqui deve conter algumas informações, sendo elas:

  • Informações Institucionais
    • Sobre a sua loja
    • Política de Troca e Devolução
    • Política de Privacidade
    • Política de Pagamento
    • Política de Entrega
    • Se tiver loja física, informar aqui
    • Como comprar (passo a passo de como comprar e um relato de como será o processo)
  • Atendimento
    • Informações de Contato
    • Perguntas Frequentes (se tiver e fizer sentido para o seu segmento)
    • Informações que possam ajudar o usuário como uma Tabela de Medidas para uma loja de Moda e Acessórios
  • Formas de Pagamento
    • Informar todas as formas de pagamento que são aceitas e se tiver espaço as condições
    • Informar se trabalha com intermediadores de pagamento (PagSeguro, Bcash, Moip, Paypal, etc.)
  • Formas de Entrega
    • Informar todas as formas de entrega que a loja trabalha
  • Selos
    • Informar todos os selos de segurança e reputação da loja
  • Redes Sociais
    • Apresentar os links para as redes sociais e se tiver espaço, usar um plugin do facebook com os likes que possui e a opção da pessoa curtir a página

Rodapé e-commerce

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Confira aqui demais textos relacionados a funcionalidades essenciais de outras páginas do e-commerce:

https://www.doutorecommerce.com.br/category/funcionalidades-para-ecommerce 

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