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O uso de listas impressas está em queda há alguns anos, com a internet substituindo muitas das funções antigamente ligadas às páginas brancas ou amarelas impressas. De acordo com uma pesquisa da Local Search Association, conduzida pela Burke nos Estados Unidos, mecanismos de busca se tornaram a maior escolha para encontrar informações sobre empreendimentos locais para a maioria dos americanos.

Enquanto no ano passado o uso combinado de páginas amarelas ainda era maioria, com 84% de consumidores americanos, apenas 62% usaram as páginas amarelas impressas no último mês, comparado aos 67% que usaram mecanismos de busca. Individualmente, páginas amarelas impressas e na internet eram ambas menos propensas a serem usadas do que os mecanismos de busca.

Em relação à frequência de uso, a maioria dos grupos disseram usar mecanismos de busca mais vezes como fonte de informações de negócios locais. A maioria das pessoas entre 18 e 34 anos preferiram busca, assim como muitos entre 35 e 54 anos. Entre os usuários mais velhos, páginas amarelas – e até mesmo páginas amarelas impressas sozinhas – foram mais usadas que mecanismos de busca como Google.

Outros grupos que olharam as páginas amarelas com mais frequência eram moradores de área rural (37% escolheram páginas amarelas, contra 27% que escolheram busca), negros (36% contra 33%), pessoas que estudaram até o ensino médio ou menos (36% contra 19%), divorciados (37% contra 30%), e pessoas com renda anual abaixo de US$ 40.000.

A Local Search Association também notou que, apesar da clara mudança entre a maioria dos usuários a favor de mecanismos de busca, páginas amarelas mostraram eficiência em termos de fazer com que clientes liguem ou contatem os empreendimentos que encontraram, e o alcance e frequência de páginas amarelas na internet estavam em crescimento.

Ainda assim, o eMarketer espera que os gastos com páginas amarelas impressas continuem a cair. Esse ano, eMarketer estima que nos Estados Unidos, gastos com anúncios em listas impressas cairão para US$8.2 bilhões, de US$9.3 bilhões em 2010. Em 2015, os gastos serão de apenas US$5 bilhões em páginas amarelas e outras listas impressas. Em contraste, gastos com anúncios em mecanismos de busca nos Estados Unidos devem crescer de US$14.4 bilhões este ano para US$21.5 bilhões em 2015.

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