Doutor E-commerce –

As promoções podem fazer muito bem ao seu e-commerce, principalmente quando se considera o fortalecimento da relação entre a empresa e seus clientes. A estratégia fideliza consumidores e fortalece a imagem da marca no mercado – mas somente se for executada adequadamente.

O lojista que deseja escolher a melhor mecânica de promoção para um e-commerce precisa pensar nas particularidades de seu negócio. De nada adianta colocar uma ação em prática sendo que ela não será de fato vantajosa para o bolso de sua empresa. É preciso, em primeiro lugar, considerar as despesas e a situação financeira que sua loja enfrenta no momento antes de elaborar a proposta de promoção mais benéfica a você e ao cliente.

Quando planeja uma promoção, o empreendedor pode, por exemplo, escolher datas comemorativas ou conceder descontos a produtos que já estão no estoque há algum tempo e não receberam a procura esperada.

Quem almeja conquistar clientes a partir das promoções pode utilizar diversas estratégias de sucesso, como lançar condições especiais e ofertas personalizadas, abusar dos recursos de marketing para divulgar os descontos, investir em vales-presente, criar sorteios exclusivos e oportunidades com prazo limitado, aproveitar as redes sociais e promover concursos culturais com prêmios (partindo-se sempre do princípio de respeitar as características e condições de cada e-commerce).

Para quem deseja saber mais sobre o assunto, algumas opções de promoção são: as que ocorrem de repente, conhecidas como “relâmpago”, nas quais é interessante que o cliente fique sempre atento ao seu site para não perder; as exclusivas, importantes para quem deseja fidelizar clientes, porque, ao determinar que aquela condição foi feita especialmente para um consumidor, a loja faz com que ele se sinta único, o que fortalece o relacionamento; as promoções de datas especiais (que podem ir muito além do Natal, do Dia dos pais, das mães, dos namorados…) e as promoções segmentadas, na qual se oferece aos clientes aquilo que pode ser interessante a ele, com base em suas compras e pesquisas anteriores no site.

Uma vez que a promoção é divulgada, é interessante que o lojista não se dedique apenas a estratégias de divulgação para atrair clientes, mas que também se preocupe com questões de logística. A encomenda chegará até o consumidor dentro do prazo estabelecido? O produto ofertado está disponível e garantido no estoque até a data prevista e anunciada – caso exista? Sua loja tem condições de atender a todos os pedidos com a mesma eficiência?

Essas são algumas questões que deverão ser respondidas antes de lançar uma promoção. Muitas empresas acabam perdendo sua credibilidade nesse momento, pois se torna mais fácil perder o controle a respeito do que está sendo vendido. Comprometa-se com seu cliente para que ele confie ainda mais em sua loja. Seja consciente, profissional e responsável.

O ideal, aqui, é pensar, primeiramente, na solidificação da imagem da loja no mercado e no fortalecimento da relação com consumidores. O lucro, por incrível que pareça, deve ser deixado em segundo lugar durante a estratégia. Vale mais a pena. Confie!

É necessário, também, pensar na experiência de compra do cliente, no momento em que se navega pelo site da loja. Elabore as melhores soluções, mantendo-se o foco na satisfação do consumidor durante o processo, afinal, ninguém gosta de navegar ou comprar em um site que não está devidamente organizado ou que possui caminhos confusos (ou muito longos) para concluir as transações.

Entre as ações que um lojista pode criar para facilitar todo o processo para seu consumidor está a criação de um “caminho” lógico para que não existam confusões durante a navegação. Destacar as funções e informações mais importantes para o cliente, como o botão de compra e questões como preço e políticas de troca e devolução também é fundamental – afinal, você não quer que seu cliente se perca em seu site e acabe desistindo de concluir a compra, não é?

Da mesma forma, é interessante evitar a presença de informações desnecessárias, que “poluam” a página e prejudiquem a navegação. Certifique-se, também, de não carregar elementos “pesados”, que possam comprometer o carregamento das páginas.

Além de economizar nas etapas para a conclusão da compra, atente-se aos formulários de cadastro: será que é preciso perguntar tudo aquilo mesmo? Alguns consumidores não gostam ou simplesmente não têm tempo para responder a tantas questões. Mantenha só o que for realmente necessário.

Estratégias para destacar sua empresa das semelhantes no setor são fundamentais. O e-commerce tem crescido muito e de maneira extremamente rápida, por isso é preciso trabalhar seriamente para que sua loja não se torne apenas mais uma no mercado.

Atendimento de qualidade, práticas de personalização, estratégias de pós-venda para fortalecer o relacionamento, preços, produção de conteúdo de qualidade, foco no cliente e em melhorar sua experiência de compra, fortalecer a credibilidade da empresas no mercado, oferecer serviços e produtos exclusivos, promover estratégias de marketing e divulgação originais são algumas das possibilidades para quem deseja trabalhar a imagem da marca da melhor maneira possível.

É por isso que, quando se pensa em promoção, é necessário conhecer sua empresa e as necessidades de seus clientes para evitar fazer apenas o que todo mundo faz. É importante ter respeito pelo seu consumidor e fazê-lo sentir único – e não apenas mais um visitante de seu site.

Além de vender mais, essas atividades farão com que seu cliente se sinta mais próximo de sua marca, fortalecendo o relacionamento e fidelizando consumidores. Trabalhe para se destacar no mercado!

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