Uma pesquisa divulgada recentemente mostrou alguns dados sobre o comportamento e as preferências do consumidor brasileiro no e-commerce. Realizado pelo Ibope Conecta em julho, o levantamento entrevistou 1012 internautas de todas as regiões do país.
O estudo revela que, embora já estejam familiarizados com as compras via internet, a maior parte dos consumidores brasileiros ainda não confia na segurança dos sites, totalizando 56% dos entrevistados. O segundo aspecto que impede a conclusão da compra é o tempo de espera do produto, com o percentual de 22%, e o terceiro corresponde às opções de pagamento (poucas ou não atrativas, seguido do formulário para preenchimento das informações pessoais), com 15% dos respondentes.
A pesquisa também apontou alguns atributos que oferecem mais segurança para o fornecimento dos dados pessoais no momento da compra, segundo a percepção do consumidor brasileiro no e-commerce. Em primeiro lugar estão as certificações de segurança, seguido pela credibilidade do estabelecimento e, em último lugar, as marcas das bandeiras de cartão e/ou carteiras digitais para pagamento.
Categorias de produtos e dispositivos de compra
Com 77%, os eletrônicos lideram como a categoria mais adquirida no meio online. O segundo lugar é ocupado pela categoria de vestuário, com 64%; eletrodomésticos, com 60%; cosméticos 43%, viagem e turismo 35% e brinquedos 34%. O estudo ainda mostrou que apenas 27% da classe C consome turismo, percentual que revela potencial de consumo no Brasil, quando comparado às classes A/B.
Sobre a frequência de compra, 38% dos entrevistados afirmaram que compram uma vez por mês, já 21% compram uma vez a cada dois meses, 9% compram uma vez por semana, 8% compram de duas a três vezes por semana e 24% compram com a menor frequência citada.
Já em relação aos dispositivos de compra, o notebook é o mais usado, com 69% da preferência, seguido de desktop com 52%, smartphone 29%, e os tablets ficaram em último lugar, com 12%. Os mais jovens são os que mais preferem comprar pelo smartphone com 42%.
Relevância do e-commerce na vida dos consumidores
Em relação às facilidades das compras online, os consumidores apontam oportunidades e promoções como aspecto muito importante (em uma escala de muito importante para nada importante). Outros itens foram apontados, como a facilidade na busca de preços e produtos específicos, na conveniência da compra, ou seja, não precisar se deslocar para comprar e receber o produto. Além disso, também foi citada a rapidez na finalização da compra, a facilidade e flexibilidade no pagamento, diversidade de produtos e marcas.
Em relação aos meios de pagamentos utilizados para compras em e-commerces, 80% indicam o cartão de crédito (preferência maior na região Sudeste e menor no Sul do país), 77% boleto bancário e 44% efetuam as compras no e-commerce utilizando meios online de pagamento (carteiras digitais como Pag Seguro, PayPal, Mercado Pago e Masterpass).
Questionados sobre quantos produtos compram por vez – ou seja, qual média de produtos colocam no carrinho de compras -, 26% dos internautas responderam que colocam apenas um produto, já 23% colocam dois produtos, e o percentual de 12% abrange o número de consumidores que colocam três produtos. Apenas 5% dos entrevistados costumam comprar acima de três produtos por vez.
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