Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

transformacao-digital-nos-negocios

 

O resultado de uma pesquisa realizada com cerca de 500 tomadores de decisão seniores de empresas em setores como manufatura industrial, construção, varejo, petróleo e gás, automotivo, energia e utilities, além de outras indústrias. Realizado pela empresa global IFS, o levantamento mostra que 86% dos entrevistados acham que a transformação digital nos negócios irá desempenhar um papel-chave no mercado, porém 40% admitem que não possuem uma estratégia para isso.

Responsabilidades internas não estão claras para a transformação digital
Quando questionados sobre quem dentro da empresa tem a responsabilidade para conduzir a transformação digital nos negócios, os entrevistados responderam que o CIO (40% das respostas), o CEO (39%) e o CFO (35%), enquanto o CTO (20%) e o CMO (6%) não foram considerados influentes nessa área.

Quando os líderes do board (C-Level) responderam sobre quem coordena a transformação digital, frequentemente apontaram a si mesmos. O resultado neste caso demonstrou que 53% dos CEOs consideram a si mesmos responsáveis. O número correspondente de CFOs e CIOs foram 69% e 63%, respectivamente.

Alta prioridade, porém não há estratégia clara
Para 86% dos entrevistados, a transformação digital desempenhará um papel-chave em seus mercados nos próximos 5 anos, porém, ao mesmo tempo, 76% responderam que precisarão de mais informações sobre a transformação. Muitas empresas nunca foram muito longe na implementação de estratégias: 40% dos entrevistados afirmaram que não possuem uma estratégia clara para a transformação digital.

Tecnologias impulsionadoras da transformação digital
Ao serem solicitados para classificar as tecnologias disruptivas e o quão importante estas são para impulsionar a transformação digital nas indústrias entrevistadas, a pesquisa obteve a seguinte classificação:

(Escala = 1-100. 1= Sem importância, 100= Muito Importante)

· Internet das coisas: 59
· Computação em nuvem: 59
· Computação cognitiva: 55
· Máquinas que aprendem: 53
· Tecnologia Wearable: 48
· Impressão 3D: 42
· Tecnologia de Drone: 39

Diferenças regionais
· Entre os poloneses entrevistados, a maioria acredita que o CIO (57% das respostas) é quem conduzirá a transformação digital. Já 41% acreditam que é papel do CEO.

· Nos Estados Unidos, a maior parte respondeu que o CFO conduzirá a transformação digital(42%), apenas 30% acham que o CEO é o responsável, e este é o resultado mais baixo na classificação dos CEOs entre todos os países.

· 57% dos entrevistados brasileiros acham que o CTO é quem é o responsável pela transformação digital, e este foi o resultado mais alto para CTOs entre todos os países.

· Os escandinavos entrevistados acreditam que o CIO será um dos responsáveis pela transformação digital (45%), seguido pelo CEO (38%).

· Os asiáticos entrevistados mostraram-se incertos, 29% das respostas identificou que eles não sabem quem dentro da organização é o responsável pela transformação.

“A pesquisa mostra que os líderes seniores de grandes indústrias perceberam o potencial que a transformação digital oferece, porém, em muitos casos não possuem uma estratégia implementada para alavancá-la ainda. Parece que ainda há uma grande incerteza a respeito de quem realmente será o responsável por conduzir a transformação digital dentro das corporações. As empresas precisam esclarecer seus objetivos e traçar estratégias claras, a fim de utilizar plenamente o potencial de transformação digital “, afirma Mark Boulton, CMO da IFS.

Por Redação Dr. e-commerce

Com informações do E-Commerce Brasil

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?