Doutor E-commerce –

É comum que independentemente do seu tempo de atuação no mercado, as organizações estejam sempre em busca de aumentar as suas vendas.

Para que isso aconteça, é necessária uma série de estratégias de marketing que as impulsione.

 

Anos atrás, isso só poderia ser feito de forma presencial, hoje, com a presença da internet e atualização constante das tecnologias, é possível realizar inúmeras vendas em uma plataforma online, por meio de um e-commerce ou mesmo das mídias sociais.

 

Além de mais abrangente, esse método de negociações costuma ser mais barato, mais assertivo e trazer muito mais lucratividade aos empreendedores que desejam criar os seus próprios canais de vendas e divulgar os seus produtos no ambiente digital.

 

De maneira geral, essa realidade se tornou mais prática e atrativa tanto para comerciantes, quanto para os consumidores.

Com as facilidades da internet, é possível atender uma necessidade ou satisfazer um desejo sem ao menos sair de casa.

 

Diante dessa transformação social, tornou-se fundamental que as estratégias de comercialização se modificassem e se apresentassem em um novo formato, mais conhecido atualmente, como marketing digital, que possui várias vertentes e métodos.

 

Com a utilização desse recurso, os negócios online conseguem alcançar diversas facilidades e benefícios no ambiente cibernético, que costuma se apresentar extremamente competitivo.

 

Entre eles, pode-se mencionar os listados a seguir:

  • Maior visibilidade;
  • Interação com o público;
  • Fidelização de clientes;
  • Notoriedade da marca;
  • Maior competitividade;
  • Melhor segmentação;
  • Personalização de ofertas.

 

Algumas técnicas não mudam e continuam servindo tanto para as vendas em estabelecimentos físicos quanto em espaços virtuais, como o conhecimento profundo sobre as características e comportamento das pessoas pertencentes ao público-alvo.

 

A partir de uma análise minuciosa desse determinado grupo, o empreendedor ou empresa responsável pelo e-commerce poderá dar os próximos passos necessários para auxiliar a trajetória de compra de todos os seus clientes e estimular os prospects.

 

A seguir, é importante que o mercado de atuação seja cuidadosamente estudado pois, com base nisso, as melhores ofertas poderão ser feitas às pessoas interessadas no tipo de produto vendido ou no tipo de serviço prestado por uma loja ou organização.

 

Criar ações inspiradas no funil de venda é uma boa tática de se tornar atrativo para uma determinada parcela da população.

Essa etapa é fundamental para compreender a jornada do lead e criar um relacionamento com o objetivo de convertê-lo.

 

Essas são táticas derivadas do marketing tradicional, entretanto, há a possibilidade de explorar muitos outros recursos digitais que proporcionem um crescimento das vendas em um e-commerce.

 

Como aumentar as vendas?

Existem várias formas de aumentar as vendas em um e-commerce, isso vai desde as ofertas interessantes até a configuração de certos mecanismos.

 

Para que um negócio seja um sucesso na internet, é primordial que o responsável por ele coloque em prática as dicas listadas a seguir:

 

1. Tenha uma plataforma e conteúdo atraentes

Vender embalagem para lanche personalizada pode ser muito mais fácil e lucrativo com a ajuda de um site e conteúdos interessantes ao público-alvo.

Uma identidade visual bonita e informações de fácil compreensão são algumas das premissas básicas.

 

Assim como a organização de um estabelecimento comercial é importante, a organização e boa apresentação de um espaço digital também é.

Portanto, investir no design e em bons profissionais de marketing para realizar boas produções é essencial.

 

Como o próprio ditado diz, a primeira impressão é sempre a que fica.

Com base nisso, o empreendedor deve ter em mente que a sua missão é causar boas impressões não só na primeira visita, mas durante toda a trajetória de parceria com os clientes.

 

2. Aposte em um blog e mídias sociais

aumentar as vendas

 

Hoje em dia é quase impossível encontrar uma empresa ou comércio de qualquer tipo que não possua mídias sociais.

 

Elas são ferramentas de alto valor diante do mundo cada vez mais digitalizado em que vivemos. Com elas, é possível ir muito além.

 

Qual a chance de uma pessoa encontrar uma mecânica especializada em suspensão de automóveis se ela não estiver presente em ao menos uma das diversas mídias sociais?

Com elas, é possível abranger mais regiões, e assim, um público maior.

 

Além desses canais de comunicação primordiais para a visibilidade de uma empresa na internet, o blog é um recurso fundamental para quem deseja mostrar-se referência em um assunto e alcançar uma posição de destaque em meio à concorrência.

 

3. Adote estratégias de remarketing

Quem nunca acessou o site de alguma loja de moveis planejados para banheiro de apartamento ou de qualquer outro segmento, e horas ou dias depois de desistir da compra, foi bombardeado de anúncios do mesmo produto que gerou interesse?

 

Esse fenômeno é chamado de remarketing, que tem por objetivo atrair os possíveis clientes ao seu destino inicial, traçado na primeira visita ao e-commerce.

Basicamente, é uma estratégia que consiste em fazer marketing novamente para a mesma pessoa.

 

Utilizar essa técnica é importante, pois, de acordo com dados do Google Adwords, apenas 3% dos visitantes de um e-commerce fazem uma conversão imediata.

Logo, uma segunda tentativa de persuasão é mais do que válida em ocasiões como essa.

 

4. Crie promoções atraentes

Acessar um e-commerce e encontrar um produto com o valor original é diferente de acessar a mesma plataforma e encontrar um item de interesse, como uma janela com persiana embutida, que esteja com uma promoção super atraente para o seu bolso.

 

Essas são formas interessantes de chamar a atenção do público.

Entretanto, toda a etapa de precificação deve ser feita com sabedoria, considerando alguns aspectos relevantes para o equilíbrio entre o valor da oferta e a demanda de todos os clientes.

 

Custos variáveis, regime tributário da empresa, margem de lucro e contribuição devem ser considerados no momento de precificar itens e pensar em anunciar alguma promoção atraente para as pessoas interessadas no negócio.

 

5. Melhore as formas de pagamento

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Não há nada mais chato e desestimulante do que acessar um site, se interessar por um produto ou serviço e, quando no momento de realizar o pagamento, perceber que nenhuma das alternativas se encaixa com o que seria ideal para o seu orçamento atual.

 

Quando se trata de viagens, a situação pode ser considerada um pouco pior.

Um casal que esteja em busca de um hotel para fim de semana romântico, com certeza, deseja que a necessidade de uma hospedagem rápida seja atendida rapidamente.

 

Portanto, proporcionar opções variadas na hora de pagar é essencial para realizar a conversão do lead.

Parcelamentos, pagamento à vista por débito ou até mesmo Pix devem estar inclusos nessa lista de possibilidades para adquirir os serviços.

 

6. Crie uma loja virtual em marketplaces

Quem disse que o e-commerce precisa ser o único canal de vendas de um negócio?

Além deste canal, existem outros, como as mídias sociais e os conhecidos marketplaces, que podem servir como uma estratégia complementar para as vendas.

 

Uma máquina de arquear fita plástica, por exemplo, pode ser comercializada no site próprio da sua marca, ou em espaços destinados às vendas de terceiros.

Essa é uma estratégia vantajosa tanto para empresas iniciantes, quanto para as experientes.

 

No caso de quem está começando a empreender no universo digital, a possibilidade de não precisar do próprio comércio virtual é interessante.

Entretanto, ter a chance de duplicar as chances de lucro, para os mais experientes, é ainda mais atraente.

 

7. Intensifique os mecanismos de busca

Um dos fatores principais na hora de vender é estar visível.

Tanto em lojas físicas, quanto nas virtuais, é indispensável que os produtos comercializados sejam facilmente encontrados e visualizados pelas pessoas interessadas neles.

 

Alguém que esteja em busca de um serviço de impermeabilização fachada prédio, dificilmente sairá pelas ruas atrás de informações que a levem até uma empresa especializada.

Nos dias de hoje, é comum que essa procura aconteça na internet.

 

Diante dessa realidade, é extremamente importante que um e-commerce conquiste um bom ranqueamento nas plataformas de pesquisa.

Assim, será possível que um determinado comércio ou organização conquiste destaque em meio à concorrência.

 

8. Atente-se às condições de frete

Assim como é desagradável ter surpresas na hora de realizar o pagamento de uma compra, se deparar com condições de frete desvantajosas também é um fator que causa desinteresse nos visitantes de um site.

 

Qualquer item adquirido, seja sacolas personalizadas para loja, ou até mesmo roupas, devem ser facilmente entregues aos clientes, por um preço que seja inferior e atraente, se comparado ao preço de sua compra.

 

Considerações finais

Sendo assim, ter um e-commerce é ter a chance de empreender.

Por isso, aproveitá-la da melhor forma é fundamental para o crescimento das vendas, e consequentemente, da rentabilidade de um negócio.

 

Com as estratégias e ferramentas ideais, como as mencionadas ao longo deste artigo, é possível alcançar sucesso profissional e se destacar em meio à enorme variedade de comércios do mesmo segmento.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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