Doutor E-commerce –

Vamos falar sobre o melhor canal de vendas online.

Loja própria, marketplaces, whatsapp ou redes sociais.

 

Existem diversas maneiras de vender online pela qual o empreendedor digital pode ser aventurar, mas qual é o melhor deles?

Vamos falar sobre o melhor canal de vendas online e dicas para atuar em cada um.

 

Melhor canal de vendas online

Consideramos um canal de venda, qualquer meio para se realizar as vendas online.

Para vender de forma profissional na internet, consideramos a loja própria e os marketplaces.

 

Pois instagram, whatsapp e outras redes sociais não necessariamente requerem um cnpj ou sistemas de venda / pagamento.

Sempre recomendo começar da forma certa, de forma organizada e planejada para que não haja o trabalho de ter que arrumar a “casa” posteriormente, o que pode ser mais complicado do que iniciar com a casa arrumada.

 

Mas, muitos empreendedores optam por começar em vender mais informais, às vezes como um hobby que se torna um grande negócio.

Por isso, não existe um canal de vendas que seja o melhor ou ainda o ideal para qualquer negócio ou situação.

 

Claro que se o empreendedor se encontra determinado a seguir com a loja e fazer dar certo, começar de forma profissionais é imprescindível para o negócio.

 

Guerra, marketplace x loja própria

VENDAS ONLINE

 

É melhor começar nos marketplaces ou já investir em loja própria?

O caso que essa discussão acabou se tornando uma briga para entender qual melhor lugar para vender.

Mas, a questão é que não há nada que nos impeça de trabalhar em ambos.

 

Cada canal de vendas possui sua particularidade e vantagens, que depende do lojista analisar e entender o que vale a pena e o que não.

O grande caso com os marketplaces, que já acabei presenciando, são as mudanças de regras repentinas que podem afeitas, (e muito) as vendas.

 

Já vi lojistas que vendem milhões terem seu faturamento cortado pela metade com mudança de regras.

Então, sou a favor de também trabalhar na frente da loja própria para que estes imprevistos não ocorram.

 

Enquanto os marketplaces garantem fluxo de consumidores e se encarregam dos gastos em marketing, a loja própria cria um relacionamento mais intimista com seu consumidor, podendo fideliza-lo para próximas compras.

 

Vendas por whatsapp e redes sociais

VENDAS ONLINE

 

As vendas online por estes meios informais que são whatsapp e redes sociais não são incomuns.

Muitas lojas menores optam por começar desta forma, por não disfrutarem de orçamento para sustentar um projeto tão elaborado.

 

Nada contra este tipo de canal de vendas, porém, é inevitável que a loja, quando crescer, tenha que se profissionalizar e iniciar as vendas por marketplaces ou loja própria.

O grande problema destes métodos de venda é que não atingem todo o potencial de vendas que podem alcançar.

 

Se muitos consumidores já ficam com medo de compras na internet por sites conhecidos, imagina quando o pagamento é feito direto por transferência ou sem emissão de nota para comprovação da compra.

 

O whatsapp e redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação e comunicação.

Mesmo as plataformas do Meta que incluem o marketplace no facebook e a aba Loja no Instagram, acabam não transmitindo confiança.

 

Claro que em marketplaces como Mercado Livre, Elo7 e Enjoei também fazem venda de produtos usados ou por vendedores não profissionais, porém, o intermediador que é o marketplace oferece a garantia de recebimento.

 

Afinal, por onde vender?

Não existem regras definidas para as vendas online.

A internet é um lugar demasiado aberto para que estas regras sejam aplicadas.

Porém, para quem deseja começar a vender profissionalmente, a loja própria e o marketplace são os mais recomendados.

 

Tanto pela segurança do lojista quando pela confiança que o consumidor tem, estes são métodos mais profissionais para se começar as operações online.

Hoje o mercado já disponibiliza ferramentas gratuitas, inclusive plataformas, que facilitam o ingresso dos novos lojistas.

 

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