O sucesso das redes sociais aumenta a cada ano que passa, não se pode negar.
Hoje em dia, é muito raro encontrar uma pessoa que não utiliza pelo menos uma rede social ativamente.
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Com o crescimento dessas redes, o marketing digital viu uma oportunidade de encontrar e se comunicar melhor com seus clientes.
Por esse motivo, hoje falaremos sobre como as redes sociais podem ajudar o e-commerce de forma positiva, continue lendo para saber mais.
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Benefícios de utilizar redes sociais para o e-commerce
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As redes sociais podem sim ajudar muito o e-commerce, oferecendo benefícios tanto para os clientes, que irão ter um meio de contato mais direto e interativo, quanto para a empresa que poderá investir de diferentes formas em melhorias e na comunicação.
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Pensando nisso, separamos três dos principais benefícios de utilizar redes sociais para o e-commerce, saiba quais são a seguir.
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Engajamento com a marca
Para ter um bom engajamento com a marca, as redes sociais de um e-commerce não devem estar focadas em apenas oferecer e apresentar seus produtos, claro que esse é um dos objetivos, porém não deve ser o único.
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O segredo está no constante compartilhamento de conteúdos úteis e estratégicos, como por exemplo uma dica que ao final se relaciona com o produto comercializado.
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Trabalhar com uma estratégia de conteúdo e interagir com o público certamente trará mais possibilidades de um cliente recomendar e compartilhar os produtos ou serviços do e-commerce, aumentando assim o engajamento da marca.
Lembre-se que a indicação de um amigo, atrai mais clientes do que uma publicidade.
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Feedbacks frequentes
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Diferente de alguns anos atrás, quando as redes sociais eram utilizadas apenas para postar pequenas partes de momentos importantes e de situações que aconteciam, hoje ao navegar encontramos mais opiniões, do que de fato o dia a dia das pessoas.
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Isso porque, as redes sociais se tornaram um local em potencial para as pessoas se sentirem à vontade para se expressar em diversos sentidos, inclusive em relação a marcas.
Dessa forma, utilizar as redes sociais podem ajudar o e-commerce a monitorar constantemente a opinião dos seus clientes, identificar falhas em processos e até mesmo coletar dicas e sugestões de inovações.
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Aumenta a reputação da marca
A reputação é algo muito importante, seja para um e-commerce ou para qualquer tipo de negócio ou empresa.
Afinal, ninguém é incentivado a consumir produtos e serviços que possuem uma reputação ruim.
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Utilizar as redes sociais pode ajudar o e-commerce a construir uma boa reputação, estimulando a participação dos clientes a validar digitalmente a marca.
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Isso com certeza trará mais visibilidade e ajudará a construir um perfil de marca confiável. Alguns exemplos de ações nas redes sociais que podem ajudar na reputação do e-commerce são:
- Promover discussões interessantes;
- Compartilhar conteúdos relevantes dentro do segmento;
- Responsabilidade social e ambiental;
- Interação com o público.
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Quais são as melhores redes sociais para e-commerce?
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Agora que você já sabe como as redes sociais podem ajudar o e-commerce, é hora de escolher as melhores redes sociais para começar o trabalho.
Ressaltamos que a escolha da rede social irá depender muito dos objetivos e tipo de negócio, mas buscamos trazer as três mais utilizadas no Brasil e no mundo.
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Devido a sua infinidade de recursos e popularidade, se tornou praticamente impossível falar de redes sociais para e-commerce e não citar o Instagram como uma importante e poderosa ferramenta para aumentar o público e conquistar mais clientes.
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O Instagram tem como principal objetivo promover um conteúdo visual e rápido.
Isso significa que o foco das postagens deve estar relacionado com a praticidade do dia a dia.
Use, por exemplo, vídeos curtos, legendas simples (porém eficientes), stories criativos e interativos para gerar engajamento.
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Além disso, o Instagram ainda oferece o Ads, que impulsiona publicações e aumenta o alcance das postagens, através de um sistema parecido com o Google Ads.
Com uma boa estratégia de publicações, essa rede social tem tudo para ajudar um e-commerce a se tornar um verdadeiro sucesso.
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O Facebook é outra importante rede social, que surgiu antes do Instagram e, ainda assim, mantém um público forte e engajado com as publicações.
Nessa rede social também há ferramentas para melhorar as estratégias de divulgação para empresas e marcas.
Além disso, novas atualizações e melhorias sempre são feitas.
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Entre os principais benefícios de utilizar o Facebook para o e-commerce que podemos citar são:
- Aumenta a visibilidade, pois há mais de dois bilhões de pessoas conectadas com a rede social;
- Por ser uma rede social mais antiga, praticamente todos os concorrentes têm um perfil.
- Ferramenta de anúncios do Facebook Ads para impulsionar publicações e criar publicidade;
- Ferramentas diretas de venda, o Marketplace e grupos de venda.
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YouTube
Embora seja muito diferente do Instagram e Facebook, em termos de objetivos e foco do conteúdo, o YouTube também é uma interessante rede social para ser trabalhada com o e-commerce.
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O YouTube é a principal rede social para a promoção de vídeos online no momento e através do desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing de conteúdo é possível conquistar mais visibilidade para uma marca.
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Além de aumentar o público, por meio do conteúdo diferenciado, há ainda a possibilidade de monetizar o canal com parcerias ou publicidades, o que é muito positivo para o e-commerce, pois representa um retorno financeiro, além das vendas de todos os meses.
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Dicas de como as Redes Sociais Podem Ajudar no E-Commerce
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Entender quais são os benefícios e quais são as melhores redes sociais para o e-commerce não torna este trabalho completo.
Para utilizar as redes sociais e obter um retorno positivo é preciso estar atento a alguns detalhes importantes.
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Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas de como é usar as redes sociais a favor de seu e-commerce, não deixe de conferir e praticar.
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Encontre seu público
Nenhuma rede social irá entregar retorno sozinha e as estratégias não irão funcionar se você não estiver trabalhando com o público correto.
Então nossa primeira dica é definir sua persona.
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Uma persona é basicamente uma representação fictícia do modelo de cliente ideal para o seu e-commerce.
Ela deve ser feita se baseando em características reais, como idade, gostos e interesses pessoais.
Tendo a persona definida é hora de ir em busca desse público.
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Analise qual rede social requer mais investimento e trace uma boa estratégia para um público específico ao invés de atirar para todos os lados nas redes sociais.
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Tenha uma estratégia de marketing
Nossa segunda dica para utilizar as redes sociais a favor de seu e-commerce é estabelecer uma estratégia de marketing, pois sem uma boa estratégia, as redes sociais não terão contexto nem ajudarão na conquista de novos clientes.
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Também é importante ressaltar que redes sociais diferentes requerem estratégias de marketing diferentes.
Por exemplo, os métodos de abordagem e de conteúdo que podem ser trabalhados no YouTube dificilmente caberão em poucas linhas ou stories do Instagram.
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Quando se conhece o público, elaborar estratégias em redes sociais diferentes fica bem mais fácil.
Dessa forma, nossas duas primeiras dicas devem andar sempre juntas.
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Adeque o conteúdo à sua persona
Assim como as dicas anteriores, nossa última dica também tem uma conexão com ambas, pois para adequar a linguagem do e-commerce com o público nas redes sociais é preciso entender que público é esse, no caso a persona.
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E para trabalhar bem essa linguagem é necessário ter boas estratégias de marketing que possam garantir o melhor uso dessa linguagem para cada tipo de rede social.
Os motivos para utilizar redes sociais associadas a um e-commerce são muitos e com certeza não podem ser refutados.
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As redes sociais se tornaram indispensáveis e para se adequar ao mercado e aos clientes é preciso entrar nesse meio sem medo.
Começar a produzir conteúdo para o e-commerce nas redes sociais pode até parecer uma tarefa difícil e com muitas observações (e de fato é mesmo).
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Mas com nossas dicas você poderá utilizar esses recursos da melhor forma para obter melhores resultados para o seu e-commerce.
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Informações sobre a empresa: a Água Viva Estúdio é uma empresa full service que utiliza a inteligência digital para desenvolver soluções criativas orientadas a resultados.
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