Se você é um lojista já sabe que na maioria das vezes não é nada fácil usar a estratégia de frete grátis em sua loja.
Existem algumas vantagens e desvantagens quando o assunto é dar frete grátis, mas, antes de falar sobre isso, quero te apresentar alguns dados importantes.
Segundo um levantamento feito pela Locaweb, 54% das pessoas entrevistadas afirmam que o frete grátis é a principal razão para comprarem em pequenos e médios e-commerces.
Por outro lado, a pesquisa E-commerce Trends mostrou que o frete caro é responsável por 82,3% das desistências de compra na hora do checkout.
Quando os consumidores acabam vendo o seu produto ou anúncio com frete grátis, é algo que lhe chama atenção, pois, ele tem a sensação de que está recebendo por algo e não está pagando por isso.
Portanto, algumas vantagens do Frete Grátis são:
- Maior tráfego no site;
- Redução das taxas de abandono de carrinho;
- Aumento das conversões;
- Fidelização de clientes;
- Ganho de competitividade no mercado.
Já quando falamos em desvantagens, creio que o única é a diminuição do seu lucro, já que você vai estar pagando por isso.
Bom, agora que você entendeu os dados e viu as vantagens, vamos falar um pouco de como usar o frete grátis de modo inteligente em sua loja.
-
Definição da estratégia
O primeiro passo é você definir qual o seu objetivo baseado em seu orçamento.
Por exemplo: Se o seu objetivo é aumentar a venda de um determinado produto de uma categoria, você pode estar liberando o frete grátis apenas para esses itens da categoria.
Agora, se você quer um aumento de tráfego em seu site, você pode colocá-lo em toda a loja, por um período determinado, porém, seria interessante você ter margem de lucro para isso.
-
Estabeleça um valor mínimo de compra
Quando você coloca um valor específico para o uso do frete grátis, você está aumentando sua lucratividade através do ticket médio gerado.
-
Segmente por regiões
Sabemos que alguns estados são difíceis de oferecer frete grátis pelo alto custo, mas, você pode direcionar essa estratégia apenas para regiões específicas.
Por isso, o certo é você mapear as regiões que pode estar agregando a promoção para que isso não interfira em seu financeiro.
-
Aproveitando datas sazonais
Quando temos alguma data que movimenta o setor de varejo, nada melhor do que fazer uma campanha de frete grátis.
Isso pode ajudar suas vendas a ganharem mais impulso.
-
Ofereça frete grátis para aquele cliente fiel
Pense, você já tem um cliente, já tem seus dados, isso ajuda você a criar uma estratégia de campanha no Facebook ou Instagram, ou até mesmo um disparo de email para aquele cliente que já é seu comprador. Assim, você terá a retenção dele novamente.
Então, qual dessas estratégias você aplica em sua loja, ou, qual você gostou e adoraria implementar?
Deixe nos comentários desse post.
Já aproveitando a interação, quero convidá-lo a me seguir nas redes sociais.
Siga-me no Instagram [ CLIQUE AQUI ]
Siga-me no Youtube [ CLIQUE AQUI ]
Deixe um Comentário