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Se você é um lojista já sabe que na maioria das vezes não é nada fácil usar a estratégia de frete grátis em sua loja.

 

Existem algumas vantagens e desvantagens quando o assunto é dar frete grátis, mas, antes de falar sobre isso, quero te apresentar alguns dados importantes.

 

Segundo um levantamento feito pela Locaweb, 54% das pessoas entrevistadas afirmam que o frete grátis é a principal razão para comprarem em pequenos e médios e-commerces.

 

Por outro lado, a pesquisa E-commerce Trends mostrou que o frete caro é responsável por 82,3% das desistências de compra na hora do checkout.

 

Quando os consumidores acabam vendo o seu produto ou anúncio com frete grátis, é algo que lhe chama atenção, pois, ele tem a sensação de que está recebendo por algo e não está pagando por isso.

 

Portanto, algumas vantagens do Frete Grátis são:

  • Maior tráfego no site;
  • Redução das taxas de abandono de carrinho;
  • Aumento das conversões;
  • Fidelização de clientes;
  • Ganho de competitividade no mercado.

 

Já quando falamos em desvantagens, creio que o única é a diminuição do seu lucro, já que você vai estar pagando por isso.

 

Bom, agora que você entendeu os dados e viu as vantagens, vamos falar um pouco de como usar o frete grátis de modo inteligente em sua loja.

 

  1. Definição da estratégia

O primeiro passo é você definir qual o seu objetivo baseado em seu orçamento.

 

Por exemplo: Se o seu objetivo é aumentar a venda de um determinado produto de uma categoria, você pode estar liberando o frete grátis apenas para esses itens da categoria.

 

Agora, se você quer um aumento de tráfego em seu site, você pode colocá-lo em toda a loja, por um período determinado, porém, seria interessante você ter margem de lucro para isso.

 

  1. Estabeleça um valor mínimo de compra

Quando você coloca um valor específico para o uso do frete grátis, você está aumentando sua lucratividade através do ticket médio gerado.

 

  1. Segmente por regiões

Sabemos que alguns estados são difíceis de oferecer frete grátis pelo alto custo, mas, você pode direcionar essa estratégia apenas para regiões específicas.

 

Por isso, o certo é você mapear as regiões que pode estar agregando a promoção para que isso não interfira em seu financeiro.

 

  1. Aproveitando datas sazonais

Quando temos alguma data que movimenta o setor de varejo, nada melhor do que fazer uma campanha de frete grátis.

Isso pode ajudar suas vendas a ganharem mais impulso.

 

  1. Ofereça frete grátis para aquele cliente fiel

Pense, você já tem um cliente, já tem seus dados, isso ajuda você a criar uma estratégia de campanha no Facebook ou Instagram, ou até mesmo um disparo de email para aquele cliente que já é seu comprador. Assim, você terá a retenção dele novamente.

 

Então, qual dessas estratégias você aplica em sua loja, ou, qual você gostou e adoraria implementar?

 

Deixe nos comentários desse post.

 

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