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Neste artigo vamos falar sobre como fazer e planejar o nome e registro do seu e-commerce.

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O nome da sua loja é o que vai dar a “cara” para o seu negócio.

A escolha do nome da loja é total liberdade do empreendedor, mas é sempre bom que o nome tenha algo relacionado com os produtos que vende, caso contrário o consumidor não faz a associação.

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Nome e registro do e-commerce são diferentes e processos diferentes.

É bom que o empreendedor tenha estes aspectos resolvidos antes de colocar a loja no ar para vender, e vamos dar dicas de como fazer o nome e registro do seu e-commerce.

Saiba qual a importância de ter esse passo do planejamento bem feito para que a loja virtual não sofra as consequências posteriores.

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Nome do e-commerce

O nome da loja é liberdade do empreendedor, mas é preciso tomar cuidado com nomes repetidos.

Colocar o nome do e-commerce com o de alguma loja muito famosa, pode criar concorrência desnecessária para a sua loja, dificultando o ranqueamento por SEO orgânico do seu negócio.

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A recomendação é, também, que o nome da loja tenha a ver com seu negócio.

Por exemplo, se a loja for focada em vendas de roupas de bebê, a indexação do nome no buscador torna-se mais fácil e mais intuitiva do consumidor entender do que se trata o e-commerce.

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Não é uma regra, mas um facilitador.

É preciso pensar em nomes relativamente fáceis para que sejam decorador com mais facilidade pelos consumidores, ao mesmo tempo que não pode ser confundido com outra marca.

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Leia mais sobre planejamento no e-commerce

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Como fazer o registro do nome

O registro do domínio da sua loja pode ser feito tanto pelo RegistroBr quanto pelo GoDaddy.

O RegistroBr permite que o nome da loja seja registrado como .com.br enquanto o GoDaddy registra como .com.

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Se tiver que optar por um, recomendamos o RegistroBr, afinal o final .com.br já é mais comum no Brasil e mais fácil do consumidor associar na hora de digitar o endereço da loja.

O RegistroBr está com o custo em torno de R$40 ao ano, existe a opção de realizar o pagamento por mais tempo. É necessário ficar atento para não esquecer de renovar este.

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Pode ser que haja disputa de domínio, principalmente se o nome escolhido da loja for mais genérico.

E pode ser que você não consiga este nome, por isso em caso de nomes mais abertos, tenha uma segunda opção em mãos.

Para entender mais sobre nome do seu domínio, assista ao vídeo completo que o especialista em e-commerce Thiago Sarraf gravou a respeito.

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Registro de marca

É aconselhável aos clientes da consultoria que sempre registrem a marca do seu negócio. O registro da marca não é a mesma coisa que registrar o domínio!

O registro de marca é feito pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

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É possível sim fazer o processo de registro de marca sozinho, porém exige tempo e estudo para poder finalizar o processo sem erros.

A outra opção é contratar um advogado empresarial que pode auxiliar nesse processo.

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O INPI não permite o registro de marca de nomes comuns, como por exemplo o termo LOJA DO BEBÊ.

Afinal, é um termo comum que não pode ser atribuído um “dono” e inviabilizar o uso deste termo.

É possível, porém, fazer o registro de marca caso o nome seja mais específico, como por exemplo, LOJA DO BEBÊ DA MARIA.

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Mas é obrigatório?

nome e registro do seu e-commerce

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Em nossa opinião, sim.

Se o empreendedor está disposto a apostar e investir no negócio, é preciso fazer o registro de marca.

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Isto porque quando a marca não é registrada, corre-se o risco de uma empresa grande fazer o registro desta marca e a sua loja não poder mais utilizar o nome, uma vez que ganhar processo contra grandes negócios é um caso mais complicado.

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Um cliente da consultoria acabou perdendo o nome da loja pois não havia feito o registro de marcas, e o nome da loja era interessante.

Porém, outa empresa acabou pegando o nome e fazendo o registro desse, impossibilitando o uso do nome.

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Nome e registro do seu e-commerce, por que é importante?

Fazendo grande parte do processo de planejamento do seu e-commerce, o nome e registro de marca do seu negócio é importante para evitar dores de cabeça futura e garantir que este nome pertença apenas à sua loja.

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É comum que muitos empreendedores pequenos comecem sem fazer esse processo, tanto por falta de conhecimento quanto por falta de orçamento, porém, assim como a história real de clientes da Doutor E-commerce, se for um nome interessante, é possível que a chance seja perdida.

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No curso COMO ABRIR SEU E-COMMERCE DO ZERO DE FORMA PROFISSIONAL o especialista Thiago Sarraf faz o passo a passo para abertura de loja, inclusive o registro de marca.

Ideal para quem cogita abrir sua loja e não sabe por onde começar o planejamento, muito menos a escolha de ferramentas e plataformas.

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