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O calendário comercial é um documento usado, especialmente em datas sazonais, pelo mercado e, em especial, pelos vendedores para ter uma estratégia elaborada, com um período de antecedência, para a alta demanda.

 

Os períodos sazonais dentro de um mercado são visados por diferentes segmentações, e, por isso, as estratégias que irão favorecer o empreendimento devem ser elaboradas, com um tempo de antecedência, para se ter uma maior conquista dos consumidores. 

 

A disputa constante de um mercado é um dos motivos que transformam o calendário comercial, que é cada vez mais utilizado, o que acaba culminando em outra disputa ainda maior para se ter uma atração dos consumidores por conta do plano de marketing. 

 

Com um plano de marketing bem delimitado, uma empresa é capaz de obter bons frutos, com o calendário, fazendo com que a procura da marca seja maior e se possa ter as vendas dos seus serviços mais elevadas. 

Por isso, quanto maior for a compreensão da empresa de portaria eletronica sobre as transformações que o calendário comercial permite, melhor é elaborado, e, também, melhor se oferecem resultados mais alinhados ao que se é desejado. 

 

Já com o e-commerce, o calendário também pode se transformar em uma estratégia vantajosa para que possa atuar positivamente no mercado.

E, por isso, quanto maior for o conhecimento da importância e as formas de montagem, melhores são os resultados. 

 

Isso do mesmo modo que o conhecimento das principais datas do calendário comercial também proporcionam um e-commerce mais aprimorado ao ponto de ser a referência no mercado, e com isso, uma base mais sólida para atuação. 

 

A importância do calendário comercial 

calendário comercial no e-commerce

 

A importância do calendário comercial dentro do mercado serve como um roteiro para que a marca, independentemente do segmento de atuação, possa se preparar com antecedência para suas ações serem assertivas. 

 

Isso deixando os materiais necessários para atender a alta demanda que surge como características desses períodos, aproveitando melhor as oportunidades que podem vir a aparecer.

 

Como uma fábrica de camisa polo que deseja crescer no segmento e usa as datas como catalisadores, preparando-se com uma boa antecedência para que deste modo possam ter um recorde de vendas em comparação ao período anterior. 

 

A importância também está em torno de observar como o mercado está evoluindo e compreender mais a concorrência.

Vendo como se comportam com as tendências além do público que também está reagindo a estes formatos de abordagem. 

 

Como o e-commerce é um dos formatos de mercado que mais crescem tanto em número de lojas como em preferência dos consumidores, é importante que o calendário seja compreendido minuciosamente para que se tenha uma base mais sólida. 

 

De modo que as datas possam ser aproveitadas, mesmo que essas não estejam ligadas diretamente ao que a empresa oferece ao momento, mas que sejam aproveitadas de algum modo. 

 

Principais datas do calendário comercial

 

Entre as datas que existem dentro dos períodos de sazonalidade do mercado e que um e-commerce de cercadinho de pvc para bebê pode usar como período, as chances de ter bons índices com esse período são ainda maiores caso se faça um bom uso deles.

 

1. Carnaval

O Carnaval é um período do ano que é considerado um dos mais festivos ao longo dos doze meses que compõem um ano.

 

Por ser a primeira festa que se tem no início do período, grande parte das empresas buscam iniciar seu aumento de vendas nesse período. 

 

E mesmo que o e-commerce não seja voltado para itens que contribuam com o carnaval, promoções e vendas são atrativas aos consumidores, que podem usar as datas como um primeiro pontapé para começar o período de compras. 

 

Por isso, estudar o design ou, por exemplo, como o carnaval pode ser incorporado dentro do calendário é uma forma de ter bons resultados de vendas para que o nome da marca possa ser elevado ao longo do restante do ano. 

 

2. Dia da Mulher 

Porque o Dia da Mulher é, também, uma data com uma segmentação mais específica, as empresas também podem se preparar para ter uma boa atuação em seu nicho neste período. 

 

Uma vez que, ao se ter uma promoção no atendimento de chaveiro 24 horas, saber criar um marketing acaba sendo atrativo o serviço aos clientes que estão necessitando no momento, especialmente aqueles que estão descobrindo o negócio. 

 

3. Páscoa

Um período sazonal que é atrativo para o mercado é a Páscoa, que é uma data que apresenta grandes tendências que a empresa pode usar como uma forma de crescimento dentro da sua segmentação. 

 

Porque, quando se usa períodos considerados mais abrangentes de público, as chances de captação e fidelização dos consumidores torna-se maiores mesmo que a empresa não esteja diretamente ligada ao ramo alimentício. 

 

Mas ao estar ligada com a data em questões de design e estética na página do e-commerce ou na decoração da loja, torna-se possível que os efeitos ocorram com maior agilidade. 

 

4. Dia das Mães

Do mesmo modo que o dia da mulher, o Dia das Mães também é uma data com uma segmentação específica de mercado.

O que eleva ainda mais a observar como o cliente se comporta neste período no ano anterior para saber agir no próximo. 

 

Um dos exemplos é criar promoções para persiana horizontal para sala como uma forma de não apenas incentivar a venda, como também oferecer ao cliente um presente para que é desejado em um determinado período. 

 

Com essa data, é possível também que a empresa seja descoberta e que possa não apenas ter uma boa venda no segundo domingo de maio, mas também nos meses posteriores que seguirão.

 

5. Dia do cliente 

O Dia do Cliente é uma das datas sazonais que são esperadas tanto pelos lojistas como pelos consumidores principalmente por conta das ofertas que são apresentadas. 

 

Por estar em uma categoria mais ampla, torna-se possível que esse período possa contribuir com diferentes segmentações de mercado, tanto tradicionais como também no formato eletrônico como o e-commerce. 

 

E, com isso, as chances de fazer com que a procura em torno de produtos ou serviços para ajudar na finalização de determinados projetos também sejam maiores devido às promoções em torno dessa ação. 

 

Isso bem como os materiais para forro de gesso para projetos que anteriormente estavam no papel possam ganhar forma e, com isso, pode-se desenvolver uma fidelização com o cliente, após uma boa experiência que resulte em outras compras posteriores. 

 

6. Black Friday

A Black Friday também é considerada como uma das datas mais visadas tanto pelo comércio como pelos consumidores. 

 

Por ter uma tradição de que produtos e serviços em diferentes áreas possam ter boas promoções, este período é fundamental para que o e-commerce possa utilizá-lo como uma forma de compreender mais consumidores e o nicho em si. 

 

Principalmente por ser uma data atrativa dentro do mercado, que gera maiores números de dados e, com isso, uma estratégia mais assertiva em relação àquilo o que a empresa planeja conquistar em sua segmentação de atuação. 

 

7. Natal

Considerada como a última data do calendário comercial que pode movimentar vendas, o Natal é um período que também beneficia diferentes segmentações e nichos. 

 

Ela pode não apenas ter promoções envolvendo limpeza de tapetes ao domicílio para receber bem as visitas, mas também ofertas para presentear os entes queridos ou preparo da ceia. 

 

Com um bom design e podendo usar o espírito da data como uma forma de engajamento, o Natal contribui para que muitos comércios possam fechar o ano com bons lucros e índices que ajudarão a prosperar ainda mais no ano seguinte. 

 

Como montar um calendário comercial?

A montagem de um calendário comercial pode ser iniciada a partir de algumas ações e pontos. Podem-se listar estes:

  • Coletar datas para a estratégia;
  • Observar o mercado;
  • Saber atrair o consumidor;
  • Compreender as vendas do ano. 

 

A coleta de datas para que a estratégia possa funcionar positivamente é fundamental quando se usa o calendário comercial, e por meio dessas informações, as chances de que os resultados sejam positivos crescem consideravelmente. 

 

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Observar o mercado também é um dos pontos mais fortes para a montagem, porque a partir desta compreensão das atuações pode até mesmo ter a contratação de um serviço de comunicação visual para conectar melhor o cliente ao e-commerce. 

 

E por meio dessa atração, também ganha uma base mais sólida para que as vendas também tenham outras análises que ajudarão a marca a ganhar bases mais sólidas para que se atue no mercado. 

 

A confecção de preferência de datas varia de negócio para negócio dependendo das suas metas, e, por isso, quanto mais as estratégias estiverem definidas envolvendo a conquista da marca no mercado, melhores se transformam os resultados. 

 

Considerações finais 

Um calendário comercial é algo importante que pode contribuir para a empresa se desenvolver do melhor modo na segmentação em que se atua, especialmente com competições como o e-commerce. 

 

Quando se trata de datas, a concorrência cresce ainda mais em períodos mais visados pelo mercado, e, por isso, quanto maior for a compreensão da importância para se alinhar as metas, mais conversões e números no índice de venda a empresa ganha. 

 

Isso acaba até mesmo sendo uma possibilidade para que compras futuras ocorram e, com isso, para que haja à empresa uma chance para desenvolver-se e ser a referência na sua segmentação. 

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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