Neste artigo vamos dar dicas para aumentar as vendas no Dia das Mães.
Não precisa ser expert para saber da importância de algumas datas comemorativas no e-commerce.
Determinadas datas comemorativas podem representar grande parte do faturamento anual de algumas lojas, dependendo do seu ramo.
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Dicas para aumentar as vendas no Dia das Mães
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Comemorado todo segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é uma das principais datas para o varejo.
Em 2019, a data faturou aproximadamente 2,2 bilhões de reais, de acordo com dados da Ebit.
Em comparação a mesma data do ano passado, houve um aumento de 5% e um aumento de 20% em relação ao número de pedidos.
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Com um 2020 caótico, especialmente devido ao fechamento das lojas físicas a fim de conter a disseminação do Covid-19, é a chance do e-commerce se sobressair e disparar em vendas.
Com as pessoas em casa, os e-commerces devem se preparar e se planejar para as vendas do dia das Mães.
Os consumidores que antes costumavam fazer suas compras em lojas físicas, sem dúvidas irão para o online.
Por isso, vamos dar algumas dicas para você garantir as suas vendas nesta data.
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Aposte em segmentos em alta
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De acordo com os dados da Ebit, de 2018, estas foram as categorias mais populares:
- Celular e Smartphone;
- Perfume;
- Água de Colônia;
- Geladeira / Refrigerador;
- Vinho;
- Cafeteira;
- Fogão;
- TV;
- Livros;
- Máquina de Lavar Roupas.
Devido à evolução do papel da mulher na sociedade, acabou a época em que se presenteavam as mães com batedeiras e utensílios para a casa / cozinha.
Hoje, as mães querem cuidar mais de si mesmas, vestirem-se melhor, ter acesso à tecnologia e às novidades.
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Uma pesquisa divulgado pelo Think with Google mostrou que em 2018, as vendas do Dia das Mães tiveram seu melhor desempenho nos últimos 5 anos. E não decepcionou em 2019.
A pesquisa também mostrou que nenhuma marca de varejo se conecta com as mães e se apropria da data.
Ou seja, é uma data bastante disseminada em diversos ramos. É uma oportunidade de direcionar suas campanhas e vender para as mães.
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Marcas que falam com as mães
Johnson & Johnson – 12%
Principalmente com as mães de primeira viagem, a J&J faz um trabalho legal de se conectar com as mães e seus bebês.
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Pampers – 8%
Ai para todas as mães, uma líder no mercado de fraldas e produtos para bebês.
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Natura – 3%
Ligado com as consultoras que batiam de porta e porta, além do próprio posicionamento da marca em relação à data.
Outro dado interessante que foi trazido foi sobre marcas que vem à cabeça quando o assunto é Dia das Mães.
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Boticário – 12%
Avon – 3%
Nike – 3%
Justamente pela Nike ter aparecido nessa pesquisa, mostra como o interesse das mães passou por mudanças.
A marca é associada à moda, mas principalmente fitness e bem estar.
Em outras palavras, as mães estão cuidando melhor de si mesmas e conectando com marcas diferentes das habituais de cosméticos e vestuário.
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De acordo com a pesquisa, quase metade das pessoas compram presentes na véspera ou no dia, por isso ainda dá tempo se você se planejar com seu e-commerce.
Com recursos como entrega expressa, se você não planejou nada para essa data, ainda é possível aproveitar.
Antes de mães, mulheres
Como citado no começo do artigo, o papel da mulher hoje, na sociedade, tem mudado.
Para falar com as mães, é preciso lembrar que antes de serem mães, elas são mulheres.
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Passaram a ocupar novos espaços, assumiram papéis antes exclusivos para homens e ainda continuam responsáveis pela criação dos filhos.
E, às vezes, o cuidado consiga mesmo acaba ficando em último lugar. Por isso, no Dia das Mães 2020, para se conectar com as mães, é preciso se conectar com as mulheres.
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É preciso pensar em embalagens, mensagens, cartões e mimos diferentes que possam ser entregue aos clientes que efetuarem uma compra.
Não há a necessidade de ser grandioso, mas sim, a empatia de ter lembrado-se da data e feito a mulher se sentir especial. A data de dia das mães, é usada também, não apenas para presentear mães especificamente.
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Existem aquelas que gostam de aproveitar as ofertas, as mães de consideração, enfim, por isso, faça mensagens / brindes direcionados às mulheres.
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Campanhas e promoções
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Não há nada melhor para chamar a atenção do consumidor do que uma boa campanha com promoções e descontos que valem a pena.
Como estão todos em casa, a ênfase para promoções de frete grátis ou fixo pode dar muito certo.
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O alto valor do frete ainda é um grande obstáculo para o consumidor na hora de finalizar a compra.
Seção de cosméticos / vestuário podem aproveitar para aumentar o número de itens no carrinho oferecendo descontos para compras do segundo item.
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Reforce estoque
Nada de anunciar produtos que tem poucas unidades. Caso contrário, é dinheiro de campanha desperdiçado para vendas frustradas de produtos esgotados.
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Aproveite o tempo que ainda tem para reforçar o estoque, respeitando as curvas A, B e C das vendas da sua loja.
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Planeje-se antecipadamente
O que é recomendado é que as ações comecem pelo menos 30 dias antes da data e o ápice da campanha no 15º dia, para terminar as vendas na semana anterior e aproveitar os atrasados que deixaram para comprar o presente na última hora.
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Assim você tem mais tempo e mais calma para soltar seus cupons de desconto, promoções, brindes especial e outros mimos.
Ainda temos tempo para você preparar as suas promoções e a sua loja para as compras do Dia das Mães 2020.
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