Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

Você que trabalha com e-commerce, tenho certeza que já se deparou com algum conteúdo na internet falando sobre a importância da experiência do usuário (User Experience em inglês, com sua sigla UX).

 

Mas provavelmente não te contaram que essa experiência de usuário vai muito além de um design bonito, e hoje vou contar para você a importância de se pensar nisso, aplicar da forma correta e como a experiência do usuário converte muito mais o seu e-commerce.

 

Cada dia que passa, os consumidores na internet estão mais exigentes, e por isso é sempre importante estar por dentro das novidades do mercado e sobre as práticas de consumo do público.

 

Não adianta você ter uma estratégia bem planejada de tráfego pago no Google ou nas redes sociais se quando o seu público entra no seu site não se interessa e logo sai.

 

Uma explicação para a alta taxa de rejeição do seu site é: a própria experiência do usuário, por isso é importante destacar que o seu site seja otimizado e retenha o interesse do consumidor.

A palavra chave aqui é otimização, se você tem um site com um design inteligente, organizado e que o consumidor encontra com facilidade aquilo que precisa, você está no caminho certo!

 

Perante o conteúdo:

As suas informações e conteúdos devem seguir algumas premissas, você deve se atentar para que essas informações sejam:

 

Úteis: você deve despertar o interesse no consumidor.

 

Utilizáveis: seu site deve ser fácil de acessar.

 

Facilidade: o consumidor deve encontrar com facilidade aquilo que precisa.

 

Acessíveis: qualquer pessoa deve compreender,  conseguir usar seu site com facilidade e comprar sem qualquer limitação.

 

Desejável: você deve despertar desejo e a consideração da marca.

 

Valiosas: aqui não é apenas no preço, e sim em como o seu produto encantará o consumidor.

 

Críveis: A premissa de qualquer coisa, não engane seu consumidor, cumpra com aquilo que você promete.

 

03 Dicas para melhorar a experiência de usuário do seu e-commerce

Experiência de usuário

01 – Analise o comportamento dos usuários

Já de início a dica é sempre estar por dentro das métricas do google analytics e mapas de calor de comportamento do seu usuário, observando tempo de visitação, páginas mais visitadas e demais comportamentos.

 

Ter esse mapeamento completo faz com que você valide algumas ideias e tenha alguns insights.

 

02 – Site mobile

O comportamento principal de compra atualmente é de usuários que utilizam os e-commerces via dispositivos mobile, por isso se atente em ter um site que a usabilidade seja simplificada e otimizada para celulares.

 

03 – Personalize a experiência

Personalizar a experiência e mostrar ao cliente os produtos que ele realmente tem interesse é muito mais assertivo do que mostrar itens aleatórios.

 

Para isso, você pode utilizar vitrines de recomendação e busca inteligente baseados em inteligência artificial e também pode montar hotsites para diferentes públicos, com uma seleção dos produtos mais relevantes para cada grupo.

 

Conclusão

Contudo, proponho a você um desafio, se você está tendo taxas baixas de conversão ou altas taxas de rejeição em seu site, aprofunde-se na experiência do usuário, aplique essas estratégias ao seu e-commerce, e depois, compare as métricas do antes e depois.

 

Um abraço, até mais!

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