Neste artigo vamos falar se vale a pena investir em diversos canais de venda.
O mercado de vendas online é um setor que continua a crescer todos os anos e possui previsão para crescimento de dois dígitos por outros dez.
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O lockdown que ocorreu devido à pandemia reforçou a importância de diversas lojas físicas a se digitalizarem e inspirou muitos empreendedores de primeira viagem a colocarem os projetos no ar.
Com recordes de abertura de lojas virtuais e em faturamento, 2020 se viu em uma constante Black Friday, onde as vendas batiam números de faturamento do ano anterior.
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E com tantos lugares para anunciar os produtos dentro da imensidão que é a internet, será que vale a pena investir em diversos canais de venda?
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Canais de venda, os marketplaces
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Quem nunca anunciou aquele item usado no Mercado Livre ou procurou o celular da moda semi novo?
O Mercado Livre é um exemplo de marketplace que abre suas portas para pessoas físicas anunciarem seus produtos, como um grande shopping.
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Mas, além deste, outros como Americanas, Magazine Luiza e assim por diante abrem suas portas para diversas lojas anunciarem seus produtos lá.
São os chamados marketplaces, que é geralmente a primeira opção dos empreendedores quando começam a vender online.
Sem a necessidade de investir em grandes estruturas como loja própria ou em marketing, os marketplaces são ótimos lugares para se começar a vender na internet, justamente por já possuírem um público que visita as lojas frequentemente, e garantem a confiança do consumidor.
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E existem diversos deles para se anunciar, desde marketplaces que possuem de tudo um pouco, quanto os mais específicos para artigos esportivos, sapatos, moda e etc.
A grande vantagem em relação a loja própria é a reputação que estes grandes centros de venda possuem, além de não necessitarem de grandes investimentos em marketing só para os consumidores saberem da existência da sua loja.
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É como abrir uma loja em um grande shopping, onde sabemos que milhares de pessoas visitam diariamente e que eventualmente os consumidores virão à sua loja.
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Canais de venda, a loja própria
A loja própria surge de um projeto bem pensado e exige maior estruturação por parte do empreendedor.
É ideal para quem oferece produtos nichados ou quer oferecer uma maior gama de produtos dentro do próprio domínio, para que o consumidor possa navegar entre as páginas e deleitar-se com os produtos.
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Não significa que não vale a pena investir em loja própria caso os seus produtos não atendam aos requisitos citados acima.
O trabalho de ter que montar a estrutura para as vendas online é praticamente o mesmo, então por que não investir na casa própria?
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Diferente dos marketplaces, é necessário conquistar o consumidor para “entrar” em sua loja.
Afinal, sua marca ainda é desconhecida no meio online e se o empreendedor não anunciar que ela existe, pouco provável que alguém realmente vá consumir.
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Multicanalidade, vale a pena?
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Mas afinal, qual melhor canal para vender online?
São os marketplaces ou a loja própria? Ou então seria melhor investir em vendas pelas redes sociais e whatsapp?
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Se a solução existe, por que não se aproveitar delas?
Todos os canais de vendas possuem suas vantagens e desvantagens e um acaba suprindo o outro.
Tanto as lojas próprias quanto os marketplaces e mesmo as vendas por redes sociais são formas de vender, o que é o objetivo principal do empreendedor digital.
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Cuidado, porém, que de pouco adianta anunciar seus produtos em todos os canais existentes e “deixar as vendas acontecerem”.
Para cada canal são necessárias estratégias, pois o objetivo é aumentar as vendas e ter lucro no final do mês.
Vale a pena sim investir em diversos canais de venda online, desde loja própria a marketplaces.
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Porém não anuncie seus produtos de beleza em marketplaces de automóveis.
Trabalhar com as vendas em diversos canais é uma boa estratégia, pois é possível conquistas consumidores que visitam os marketplaces regularmente, quanto os consumidores mais nichados, de acordo com seu mercado.
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Vale a pena investir em diversos canais de venda?
Aposte sim em diversos canais, desde que eles sejam trabalhados de forma eficiente.
Não há a necessidade de investir em diversos canais de venda se o seu time ainda não possui estruturas o suficiente para trabalhar bem todos os canais.
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Dê preferência ao canal próprio ou aos marketplaces que possuem o seu público de interesse.
Saber fazer a boa gestão do seu negócio independente do canal de vendas é o sucesso das vendas online.
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