fbpx

Neste artigo vamos falar sobre como fazer a gestão do e-commerce.

Abrir a loja virtual é a parte fácil do e-commerce, na verdade. O difícil mesmo é manter a loja funcionando e crescendo. Para isso, é preciso que seja feita uma boa gestão do e-commerce.

.

Caso contrário, a loja virtual cai em mais uma estatística do Sabrae em que muitas fecham em menos de 2 anos de funcionamento, justamente porque pecam na gestão.

Na consultoria, nossa prioridade é o planejamento.

.

É o que vai ditar todos os seus passos seguintes e possivelmente prever suas próximas ações no decorrer do processo de abertura de loja.

Dessa forma, é possível deixar o trabalho da gestão menos complicado no futuro.

.

O que é a gestão do e-commerce?

Afinal, o que engloba a gestão do e-commerce?

Engana-se quem pensa que trabalhar com vendas online é montar seu site e deixar as vendas acontecerem sozinhas.

.

Aliás, essa mesma forma não funciona nem mais para as lojas físicas, uma vez que a concorrência é acirrada.

E mesmo que sua loja esteja localizada em um ponto legal e com boa visibilidade, se a vitrine não atrair a atenção dos consumidores, ou a loja estiver bagunçada, muito provável que as pessoas não voltarão.

.

A gestão do e-commerce engloba tudo o que diz respeito ao crescimento e dia a dia da sua loja virtual.

Desde checagem de estoque, verificação das ferramentas que estão em funcionamento e pensar em estratégias que podem ajudar no crescimento do e-commerce.

Vamos listar alguns pontos que são indispensáveis para gerir bem o e-commerce.

.

Ferramentas Google

Mais importantes do que aparentam, as Ferramentas Google são realmente indispensáveis para o seu negócio e se você ainda não as configurou, recomendamos fortemente que faça assim que possível.

.

Praticamente o buscador mais utilizado, o Google possui ferramentas grátis e pagas que ajudam as empresas a serem localizadas e a se promoverem dentro do próprio.

.

– Google meu Negócio

Basicamente o resumo da sua empresa quando a encontramos no buscador, o Google Meu Negócio é responsável pela localização, horário de funcionamento, imagens e avaliações da sua loja.

.

Neste artigo eu explico um pouco melhor sobre a configuração do Google Meu Negócio e como ele pode ajudar a aumentar a visibilidade da empresa.

.

– Google Shopping

Até então era uma das partes exclusivas pagas do Google, porém com a pandemia, o buscador decidiu abrir uma versão gratuita para que qualquer loja possa desfrutar dessa ferramenta de anúncios do Google.

.

Literalmente como um grande shopping, ele mostra ofertas dos seus produtos na aba shopping permitindo que consumidores encontrem as ofertas com maior facilidade.

.

É uma das formas de promover visibilidade de loja e de produtos dentro do Google. Leia este artigo para saber como utilizar a versão gratuita do Google Shopping.

.

– Google Analytics

Um dos principais relatórios que seu e-commerce vai precisar acompanhar diariamente é o Google Analytics.

Saiba mais sobre as ferramentas Google:

.

Controle do estoque de produtos

gestão do e-commerce

.

Oferecer produtos de baixa saída não é uma boa estratégia para as vendas.

A gestão do e-commerce quando falamos em estoque de produtos é entender quais são os produtos carro chefe da loja, não deixar falta-los e embasar muitas estratégias nestas curvas de venda.

.

Aumento inesperado de vendas e produtos esgotados podem acontecer, porém se acontecem com frequência é preciso rever as compras para montar o estoque.

Aqui falamos em maiores detalhes sobre as curvas A, B e C e sua relação com o estoque.

.

O quão decepcionante é entrar em uma loja querendo comprar o produto da vitrine e não ter no estoque? São estratégias que é preciso tomar cuidado, pois no primeiro deslize a compra é realizada no concorrente.

.

A boa organização do seu estoque também ajuda, e muito, em datas comemorativas de grandes vendas.

Sendo possível prever quais produtos terão mais ou menos saída e maximizando as vendas.

.

Como fazer a boa gestão do e-commerce?

Uma boa gestão de e-commerce pede experiência e conhecimento sobre todos os processos da venda de um produto.

Para os novos empreendedores, o conhecimento é adquirido na base do erro e isso é importante para que o negócio cresça.

.

Porém, há momentos em que uma parede é atingida e parece as vendas estagnam ou o e-commerce não consegue crescer mais.

Pensando em todos os problemas de gestão que enfrentamos no dia a dia da consultoria, criamos um conteúdo, uma mentoria exclusiva para quem deseja melhorar o desempenho da loja e se aprofundar nos conhecimentos sobre gestão do e-commerce.

.

A MentoriaFit é mais do que um curso, é uma mentoria com aulas gravadas e ao vivo, além de contato direto com o consultor Thiago Sarraf. Ideal para quem visa melhorar a gestão da loja, bem como alavancar as vendas.

São conteúdos exclusivos e com acesso vitalício! Ou seja, adquiriu a Mentoria uma vez e o acesso e as atualizações são para sempre!

O nome vem de uma brincadeira sobre deixar seu e-commerce em forma, bem como com preços fit, que cabem no seu bolso.

.

Conteúdo exclusivo para quem deseja crescer com o e-commerce e por preços acessíveis.

Não faça parte das estatísticas do Sebrae, queremos ver o seu e-commerce vendendo muito e nosso objetivo é te ajudar a vender mais todos os dias.

.

Não é um curso com fórmula mágica, mas sim uma Mentoria que te guia passo a passo para se tornar um gestor melhor e ter uma loja campeã de vendas.

Clique aqui para saber mais e te esperamos, vem deixar seu e-commerce em forma com a MentoriaFit.

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?