fbpx

Neste artigo vamos abordar sobre como usar o Google Shopping gratuito.

Uma mudança grande para o mundo do Marketing Digital e do E-commerce, o Google anunciou que a sua ferramenta, o Google Shopping poderá ser utilizado gratuitamente.

.

Em vigor desde abril nos Estados Unidos, o Google Shopping gratuito deve entrar em vigor para todas as lojas a partir de novembro deste ano para o brasileiro.

Com o aumento da participação do e-commerce na economia brasileira, motivado pela pandemia, a ferramenta deve ajudar muitas lojas a terem maior participação neste mercado.

.

Aumento da participação do e-commerce

Desde o começo da pandemia em março, a Abcomm registrou abertura de mais de 100mil lojas virtuais, sendo a média 10mil.

Com o fechamento do negócio físico, muitos negócios foram obrigados a digitalizarem-se para continuarem as vendas.

.

E mesmo com a reabertura parcial do comércio físico, afetados pela crise, muitas lojas transformaram-se em pontos apenas online e muitos novos empreendedores surgiram como alternativa.

A inserção de novos consumidores no e-commerce abriu os olhos de muitas pessoas para as facilidades das compras na internet e a tendência é que a maioria continue a realizar as compras via online.

.

O Google Shopping

Google Shopping gratuito

.

Lançado em 2011, o Google Shopping funciona como um comparador de preços e ferramenta de análise de produtos pelos resultados de pesquisa do buscador.

Nada mais que uma vitrine virtual de produtos de lojas cadastradas, o Google Shopping executa funções parecidas com o Buscapé.

.

A diferença é a integração direta ao Google, ou seja, dependendo da busca feita, os produtos aparecem nos resultados pagos.

Com os resultados exibidos por palavras chave, funciona basicamente de forma que você investe dinheiro para que seus produtos apareçam na aba shopping já com exibição de preço e link direto para sua página.

A grande mudança é que agora esta ferramenta passará a ser gratuita para quem se cadastrar.

.

Como usar o Google Shopping gratuito?

Google Shopping gratuito

.

Calma que se você pagava a ferramenta para que seus produtos aparecessem em destaque no topo da página, os anúncios continuarão lá.

A mudança será na aba Compras ou Shopping.

.

Nesta aba, os resultados ficarão parecidos como nas páginas de busca para outras palavras chave.

No topo e ao final também aparecerão os anúncios pagos, em destaque. A diferença é que os anúncios gratuitos também serão listados.

O consumidor não tem controle sobre a ordem nem o que é pago ou não.

Isso significa maior oportunidade para os pequenos negócios com pouca verba para competir e investir em marketing digital.

.

A inserção dos produtos será feita pelo Merchant Center, por isso é importante que você tenha habilitado esta ferramenta do Google.

Neste vídeo, o especialista Thiago Sarraf lista ferramentas indispensáveis do Google que seu negócio precisa ter.

.

Para quem já utilizava o Google Shopping, a modalidade gratuita deve aparecer em breve nas disposições e o uso e configurações devem continuar os mesmos.

Para os novatos, a configuração é bastante simples e o próprio Google deve disponibilizar uma navegação facilitada para ajudar.

.

Vantagens para o negócio

Sem dúvida, os pequenos negócios serão aqueles que mais se beneficiarão dessa ferramenta gratuita.

Com pouca verba para investimentos pesados em marketing, o Google Shopping gratuito deve aumentar visibilidade dos produtos e página, quando bem configurados.

.

Porém, para quem pagava o serviço, a gratuidade deste não é uma desvantagem.

Os anúncios pagos continuarão sendo exibidos com mais destaque. Assim como os anúncios pagos no início da página de buscas.

Assista ao vídeo completo sobre o Google Shopping gratuito para entender como a ferramenta vai funcionar e onde configurá-la.

.

2 Comentários

  1. Luis Renato Joia-Reply
    26 de novembro de 2020 em 19:47

    Sou afiliado lomadee. Posso anunciar links de produtos s plataforma para o google shopping. Pode mostra como posso fazer isso.

  2. 2 de março de 2021 em 09:02

    Finalmente algo que ajuda o pequeno empreendedor… Top demais

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?