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A Black Friday é uma das datas mais aguardadas tanto por consumidores quanto por lojistas. Isso porque, além das promoções, proporciona uma quantidade de vendas acima da média comparada ao restante do ano.

 

Segundo uma pesquisa divulgada pela CNN Brasil, a Black Friday de 2021 acumulou mais de R$4,18 bilhões em vendas, considerando 6% de aumento no faturamento comparado ao ano anterior. Sabe o que esses números significam? Simplesmente que é importante se preparar com antecedência e fazer um bom planejamento para sua loja virtual vender mais.

 

Pensando nisso, separamos diversas dicas para você aumentar o faturamento e planejar a Black Friday do seu e-commerce neste ano. Acompanhe a seguir!

 

Quando é a Black Friday em 2022?

Em 2022, a Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro. Todos os anos, a ação é realizada na última sexta-feira do mês, logo após o Dia de Ação de Graças, comemorado nos Estados Unidos.

 

Entretanto, nos últimos tempos muitas empresas estão realizando a Black Friday de forma mais antecipada, que consiste em realizar a ação em semanas anteriores à data oficial do evento. O termo Black Week, por exemplo, já é muito conhecido.

 

As expectativas para a Black Friday 2022

Diferente dos anos anteriores, a Black Friday em 2022 será durante o mesmo período da Copa do Mundo, sediada no Catar, entre os dias 21 de novembro a 18 de dezembro.

 

A Pesquisa Consumo 2º Semestre, realizada pela Behup, afirma que 56% das pessoas vão comprar algum produto por conta da Copa. Algumas categorias do comércio eletrônico ganham destaque durante esse momento são:

 

  • Moda;
  • Eletrônicos;
  • Artigos esportivos;
  • Bebidas;
  • Compras de supermercado.

 

Ainda sobre as pessoas que pretendem comprar algum produto devido a Copa, cerca de 72% querem aproveitar as promoções da Black Friday.

 

Black Friday

 

Ou seja, esses números significam que você pode aproveitar o momento para vender com foco em um público amante da Copa do Mundo, por exemplo.

 

Como se preparar para a Black Friday e vender mais?

É muito importante planejar as estratégias da sua loja virtual para garantir que tudo funcione perfeitamente bem durante a Black Friday.

 

Se o seu negócio já participou da ação nos anos anteriores, vale a pena analisar todos os pontos positivos e negativos, ver o que ocorreu certo e o que deve ser evitado. Dessa forma, você garante que o mesmo erro não seja cometido novamente, por exemplo.

 

Veja abaixo as principais dicas para se preparar para a Black Friday 2022:

 

1 – Planeje todas as ações promocionais

Esse é o primeiro ponto que deve ser visto. Quais produtos estarão em promoção? Vai ter cupom de desconto? Frete grátis? Kits? Brindes? Pois é! São diversas ideias de ações que você pode fazer, porém é necessário escolher uma ou apenas algumas.

 

É essencial analisar os produtos que possuem uma boa margem de lucro e também aqueles que estão parados no estoque. A partir disso, você consegue calcular um desconto atrativo sem causar prejuízo ao negócio.

 

Uma dica interessante é pensar em uma pré-campanha, isso seria um “esquenta” para o dia da Black Friday, com ofertas atrativas aos consumidores. Já no dia do evento, intensifique com promoções irresistíveis para duplicar as vendas.

 

2 – Prepare o estoque

Uma estratégia para não ter problemas com estoque é organizá-lo com dois meses de antecedência. Isso quer dizer que uma boa parte dele já deve ser separado para o período da Black Friday, seja aqueles produtos-estrelas — que vendem muito bem — ou os que estão parados há meses.

 

Dessa forma, você consegue alinhar as ideias de ações com todos os itens que pretende vender durante o período. E, é claro, ter um estoque com um número maior de itens para aumentar o faturamento.

 

Além disso, busque escolher produtos específicos para intensificar as vendas e não ofereça tantas variedades. Pode parecer contraditório, mas é melhor focar em poucos produtos com ótimas promoções do que oferecer descontos pequenos em todos os itens.

 

3 – Planeje as campanhas de marketing digital

Faça o planejamento das estratégias de marketing digital com foco na Black Friday. O ideal é iniciar as ações com 45 dias de antecedência, assim todos os departamentos envolvidos no evento ficam preparados para o evento.

 

Para a Black Friday, invista em campanhas de Google Ads, Facebook Ads e até mesmo TikTok Ads. Os anúncios online são indispensáveis para o sucesso de um e-commerce e na Black Friday não é diferente.

 

Inclusive, através de boas ações de anúncios, você consegue realizar uma das melhores ações online: o remarketing de pessoas. Isso é vender para quem já é cliente, porém oferecendo preços muito mais atrativos. A chance de conversão é altíssima.

 

Outra campanha fundamental durante o período é a de e-mail marketing. Faça uma segmentação de leads, desde compradores ou apenas contatos de newsletter. Crie campanhas específicas para cada público com condições exclusivas na Black Friday.

 

E, é claro, não esqueça das redes sociais. Produza um calendário editorial exclusivo para a ação. Publique em diversos canais e fortaleça a interação com os seguidores durante o período.

 

 

4 – Verifique a estrutura da plataforma de e-commerce

O pico de acessos é totalmente diferente durante a Black Friday, ou seja, muitas pessoas vão acessar a sua loja do que o costume. Portanto, é fundamental fugir de problemas com estabilidade e segurança para não oferecer uma experiência negativa.

 

Para isso, é fundamental conversar com o suporte da sua plataforma de e-commerce e identificar tudo o que é necessário para que o site não fique fora do ar no evento.

 

Veja qual é a capacidade de acessos simultâneo, o funcionamento dos meios de pagamento e sistema antifraude. Nenhum desses tópicos podem passar despercebidos. Afinal, não vai ser nada agradável perder a finalização de compras por causa de problemas que poderiam ser evitados, certo?

 

5 – Organize o visual da sua loja virtual

Pense que a Black Friday é uma data comemorativa igual as outras que você já realizou ações de vendas. Se no Dia das Mães teve banners temáticos, por exemplo, durante a Black Friday também deve ter. Isso ajuda a criar uma experiência diferenciada aos visitantes do site.

 

Assim, busque criar banners de destaque e banners secundários para a página inicial do site, customize as categorias, adicione tags nos produtos, personalize as redes sociais com layout preto e invista em um bom template para o e-mail marketing.

 

6 – Defina os prazos de entrega

Uma experiência de compra negativa deixa o cliente insatisfeito e até mesmo gera reclamação nas redes sociais. Isso não é nada agradável. Uma das principais queixas de quem compra online é o prazo estendido ou atraso na entrega.

 

Para que a sua Black Friday ocorra sem dores de cabeça, converse com seus parceiros de transportadoras para definir o prazo de entrega para cada região do país.

 

Assim, você consegue criar uma tabela com o prazo para cada região e adicionar nas descrições dos produtos, por exemplo. O cliente terá ciência de quanto tempo irá demorar para a encomenda chegar.

 

7 – Prepare a equipe de atendimento

É bem provável que as dúvidas irão dobrar no dia da Black Friday. Então, para oferecer uma experiência de qualidade e consiga aumentar o volume de vendas, invista em um bom time de atendimento.

 

Para isso, será necessário estender os horários de suporte, pois muitos clientes irão comprar à noite. Com isso, oferecer o atendimento por 24h será um grande diferencial na operação.

 

Vale lembrar que é importante que esse contato com os consumidores seja feito de forma ágil. Então, mantenha uma pessoa específica apenas para atender nas redes sociais e outra no WhatsApp.

 

Uma boa dica é criar um documento com as principais perguntas que podem surgir durante a ação. Assim, quando aparecer uma dúvida, basta copiar, colar e enviar.

 

Por fim, se você chegou até aqui, já sabe o que deve fazer, não é mesmo? É hora de colocar a mão na massa e planejar!

 

Caso queira entender quais são as melhores ações de Black Friday para o seu e-commerce, saiba que a eBeez oferece consultoria para lojas virtuais. Ou seja, analisamos profundamente o seu negócio e identificamos oportunidades de escala no meio digital. Entregamos um mapa completo de estratégias para você aplicar e alavancar as vendas.

 

 

 

 

 

 

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