Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Dr.E-commerce

 

A experiência do cliente no e-commerce é importante para que a sua marca se destaque da concorrência, aumente a lucratividade e conquiste clientes promotores.

O customer experience (CX), ou experiência do consumidor, refere-se ao conjunto de emoções, percepções e sentimentos que o cliente tem ao se relacionar com a sua marca.

 

Por conta disso, a experiência do cliente precisa ser planejada para todas as etapas da jornada de compra. Dessa forma, fica mais fácil conquistar um público fidelizado para o seu negócio.

Vamos conferir algumas dicas interessantes sobre como melhorar a experiência do cliente no e-commerce?

Continue com a gente!

 

8 Dicas para Melhor Experiência do Cliente no E-Commerce

1.   Detalhe Bem Todos os Produtos do seu E-commerce

Convenhamos, não há nada mais frustrante do que tentar navegar por uma loja on-line e não encontrar o que queremos, certo? Por isso, é importante ter uma descrição detalhada de todos os itens.

  • Alimente o seu e-commerce com informações boas e estratégicas, desde as mais básicas até as mais completas
  • Permita que o cliente encontre o que procura com facilidade e praticidade
  • Utilize as técnicas de SEO na descrição dos produtos
  • Elabore conteúdos utilizando as palavras-chaves mais buscadas pelos seus consumidores
  • Permita que o cliente encontre o seu e-commerce com mais facilidade

 

2.   Invista em uma Boa Usabilidade

A boa usabilidade é essencial para que o cliente tenha uma boa experiência com a sua empresa.

Por isso, saiba que é essencial pensar na facilidade de uso em todos os tipos de telas na hora de planejar a sua loja on-line.

Ou seja, mesmo quando o cliente acessar seu e-commerce por dispositivos móveis, ele terá uma boa experiência em sua jornada de compra.

 

O e-commerce precisa carregar rapidamente e promover uma navegação intuitiva. Em outras palavras, o cliente precisa entrar no site e encontrar tudo o que precisa com praticidade.

Caso contrário, ficará frustrado e poderá, inclusive, optar pelo site da concorrência.

 

3.   Tenha Atenção com a Logística

Experiência do Cliente no E-Commerce

 

Um dos grandes problemas das compras on-line, e que se torna uma situação de extrema insatisfação por parte do cliente, é comprar algo e não recebê-lo no prazo acordado.

 

Então, para promover uma boa experiência do cliente no e-commerce é essencial ter muita atenção com a logística.

Afinal, os prazos apresentados ao cliente precisam ser cumpridos — sempre, sem exceção.

Isso demonstra que a sua empresa cumpre o que promete.

Assim, aumenta a credibilidade da sua marca no mercado e você atrai novos consumidores com mais facilidade.

 

4.   Não Deixe o seu Cliente sem Resposta

A comunicação está cada vez mais rápida e o seu cliente merece ser muito bem atendido.

Por conta disso, se ele enviar uma mensagem para a sua empresa e você demorar 5 dias para responder, certamente ele perderá o interesse em fazer negócios com você, concorda?

 

Por isso, jamais deixe o seu cliente sem resposta. É essencial contar com o apoio de colaboradores experientes em atendimento e focados em proporcionar ao cliente uma ótima experiência.

Dessa maneira, ter canais de atendimento rápidos é fundamental para sanar as dúvidas e solucionar os problemas do cliente que possam surgir ao longo da jornada de compra.

 

Uma dica interessante com relação ao atendimento ao cliente é investir no omnichannel.

Isso permite melhorar a experiência do usuário pois centraliza todos os canais de atendimento da sua empresa.

 

5.   Invista em Boas Imagens de Produtos

Sabe aquele velho ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”? No e-commerce isso não é diferente. Por isso, tenha boas imagens profissionais de todos os produtos.

 

Dessa forma, tendo um bom apelo visual, o cliente se sente mais convidado em comprar determinado item.

Portanto, crie um design harmonioso, clean e que realmente seja agradável para o cliente. Assim, ele se sente mais confortável e permanece por mais tempo no seu e-commerce.

 

6.   Tenha Boas Promoções para Fidelizar os Clientes

Experiência do Cliente no E-Commerce

 

As estratégias e planejamento de preços são ótimos para atrair clientes para a sua empresa. Além disso, pode ser uma boa ação para fidelização de clientes.

Algumas formas de presentear os seus clientes e atrair os novos:

  • Promoções
  • Ofertas
  • Cupons
  • Descontos relâmpagos

 

Assim, tenha um calendário de promoções para investir, principalmente nos períodos sazonais em que as vendas costumam despencar.

Assim, além de garantir a lucratividade dos negócios, o seu cliente fica muito feliz, podendo comprar mais, por menos.

 

7.   Tenha Uma Política de Trocas e Devoluções Transparente

Um dos principais receios que os consumidores têm ao investir nas compras on-line é sobre o que fazer com o produto caso ele não sirva, venha com algum defeito, não seja legal ou não atenda às suas necessidades.

 

Experiência do Cliente no E-Commerce

Dessa maneira, para que o cliente se sinta mais encorajado em comprar da sua empresa, é essencial ter uma política clara de trocas e devoluções.

 

Afinal, é muito provável que, antes de comprar da sua empresa, o cliente vá conferir como funcionam as trocas e as devoluções.

Por isso, esse documento precisa ser escrito de forma objetiva para que não haja dúvidas por parte dos consumidores.

 

8.   Monitore a Experiência do Cliente no E-commerce

Outro grande segredo para melhorar a experiência do cliente é monitorar todos os pontos da jornada de compra. Sabia que você pode personalizar e enviar pesquisas de satisfação de forma automatizada?

 

Dessa maneira, fica muito mais fácil entender o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado nas suas estratégias.

Então, é uma ótima oportunidade para identificar o que é necessário fazer para melhorar a experiência do cliente.

 

Além disso, com as pesquisas de satisfação, você coleta feedbacks preciosos dos seus consumidores. Assim, esses dados podem ajudar a compor um excelente planejamento estratégico.

Todas essas dicas podem te oferecer uma visão mais ampla para melhorar a experiência do cliente no e-commerce. Aproveite para analisar cada uma e, assim,  aplicá-las ao seu negócio.

 

Gostou de aprender mais sobre como melhorar a experiência do cliente no e-commerce?

Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque os seus amigos que também possam se interessar pelo assunto!

 

—-

Autora: Thais Villani

Marketing e Conteúdo na binds.co, solução completa para monitoramento de experiências.

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?