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Cada cliente possui um comportamento próprio na hora de comprar determinado produto, afinal, cada perfil de usuário segue uma jornada diferente desde o primeiro contato até a conversão de um item.

 

Muitas pessoas pesquisam bem antes de realizar uma ação, outras atuam de forma mais impulsiva indo direto ao ponto, e algumas costumam consultar preços e fazer comparativos com a concorrência.

 

Cada público de cada segmento, possui características específicas, hábitos e costumes que determinam a necessidade e como as pessoas consomem determinados produtos das marcas, essa especificação é conhecida como comportamento do consumidor.

 

Esse conceito, ajuda a entender de maneira detalhada, as características de um determinado grupo de pessoas durante sua jornada de compra, os motivos, os interesses pelo produto, o processo de contato até chegar, finalmente, na conversão.

 

Como já citamos acima, o comportamento do consumidor costuma ser específico assim como uma Etiqueta Personalizada, variando conforme o público-alvo e o perfil existente, porém, existem alguns tipos que podem ser identificados.

 

No texto de hoje, iremos falar sobre quais são os tipos e como você pode identificar o comportamento do consumidor de maneira eficiente, bora conferir? Então vamos lá!

 

Como considerar  o que determina o comportamento do consumidor?

Existem várias características em comum que podem moldar o comportamento e o perfil do seu consumidor de maneira geral, são diferentes informações que compõem os gostos pessoais, características em comum e indicam o comportamento do público-alvo de maneira generalizada.

 

Se você quer entender melhor sobre o comportamento do seu consumidor, alguns fatores devem ser analisados como a cultura, princípios e crenças, classe social, estilo de vida, família e amigos, personalidade, idade e estágio de vida, motivações pessoais, experiências anteriores e influências.

 

Mas para aplicar toda essa pesquisa e definir o comportamento do seu consumidor, é preciso entender quais são os tipos de consumidores, e onde eles se encaixam em todo o seu funil de vendas, abaixo, separamos detalhadamente, os 5 tipos e como identificar cada um, confira!

 

Consumidor iniciante

O consumidor iniciante é aquele que sugere e tem a ideia inicial de comprar um determinado produto, ou seja, é aquela pessoa com interesse, necessidade, mas talvez ainda precise saber um pouco mais sobre o assunto antes de evoluir dentro do funil.

 

É como se fosse uma criança que está interessada em um novo brinquedo, ou um marido que se interessou por um Pallet De Madeira, mas ainda precisa consultar a esposa para tomar a decisão da compra e se informar melhor sobre o produto.

 

Consumidor influenciador

Comportamento do consumidor

 

O consumidor influenciador é aquele que costuma fazer uma propaganda de uma empresa, influenciando aquela pessoa a efetuar a compra, geralmente, são clientes que já consumiram algo da sua marca, e se tornaram fãs do seu negócio, o que faz com que eles realizem divulgações de forma gratuita.

 

Eles, então, indicam para os outros e recomendam a compra da sua marca, é como aquela amiga que te mostra uma nova loja de roupa ou seu irmão que recomendou a melhor loja de videogames da região, de acordo com ele.

 

Tudo isso reforça a identidade da empresa, além é claro, de resultar em uma conversão, afinal, o marketing boca a boca costuma ser extremamente poderoso em todas as situações.

 

Consumidor decisor

Esse tipo de consumidor é aquele que não precisa de influência nem ajuda de ninguém para efetivar uma compra, é ele quem toma a decisão final e bate o martelo, já que é responsável pelas suas próprias finanças, compreendendo suas limitações, e sabe o que ele precisa ou não.

 

Geralmente, esse tipo de consumidor são pessoas independentes, que realizam compras para si próprio, considerando, apenas os fatores relacionados a ele, como exemplo, temos os empreendedores, gestores financeiros ou o setor de compra de forma geral.

 

Consumidor comprador

Esse tipo é bem parecido com o que vimos anteriormente, porém, a grande diferença é que, o decisor é aquele que coloca na balança se a compra vale ou não a pena ser concretizada, pensa na sua parte financeira e necessidades, enquanto o comprador, também toma a decisão final e bate o martelo, porém, sua função pode ser apenas essa.

 

É como se sua mãe mandasse você comprar pão na padaria, a decisão de compra foi dela, mas o comprador é você, já que finalizou a transação, ou seja, se seu pai pedir para que você compre um Torquimetro na internet, ou se você solicitar que sua irmã compre uma roupa para você com o seu cartão, quem será o consumidor comprador será a pessoa que concluiu a transação.

 

Consumidor usuário

Comportamento do consumidor

 

Por fim de tudo, temos o consumidor usuário, que no final das contas, será aquele que ficará com o produto final, vale ressaltar que ele pode não ser o mesmo do comprador ou do decisor, mas independente de qualquer coisa, é ele quem fica com o produto no final das contas, e cá entre nós, todos somos consumidores usuários seja por impulso ou necessidade.

 

Então dessa forma em um único exemplo podemos ter todos os tipos de consumidores, o seu avô pode sugerir a ideia de compras alguns pãezinhos na padaria (iniciador), sua irmã recomenda a padaria da esquina (influenciadora), sua mãe então bate o martelo e dá o dinheiro para você ir comprar (decisor), então você compra os pães (comprador), e no final das contas, o único que consome é o seu pai (usuário).

 

Conseguiu entender todo o processo?

Conte para a gente qual tipo de consumidor você costuma ser? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

 

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

 

 

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