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Vamos falar sobre os principais indicadores de crescimento no e-commerce.

Abrir o e-commerce é a parte fácil de se tornar um lojista.

Pois muitos negócios que não fazem uma boa gestão do e-commerce, acabam por fechar em menos de 2 anos de existência.

 

E quando falamos em gestão, também nos referimos a olhar números e desempenho da loja, para entender se as vendas estão realmente acontecendo, se podem melhorar e aonde podem melhorar.

 

Vamos apresentar alguns indicadores que o lojista precisa estar monitorando com frequência em sua loja virtual, para entender aonde reside o problema das vendas e como podemos melhorar.

 

Indicadores de Crescimento no E-commerce

Os indicadores de crescimento, ou as métricas, são os números fornecidos que podem ajudar a entender o desempenho do negócio. E são essenciais para o lojista.

 

Isso porque além de oferecerem dados reais que permitem interpretações e planejamentos mais precisos, são indicadores que permitem entender a situação real do e-commerce.

 

  • Número de sessões

Se a loja não tem muitas visitas, menor as chances de vender.

Quantas pessoas estão navegando no seu e-commerce? E por que não estão?

 

  • Taxa de conversão, um dos principais indicadores de crescimento no e-commerce

Pouco adianta ter muitas visitas, se poucas vendas são feitas. Obtemos a taxa de conversão através do número de pedidos feitos na loja, dividido pelo número de sessões.

Assim, é possível entender se os consumidores estão gostando do que está sendo oferecido, ou se há algo maior que impeça a venda dos produtos.

 

Cada segmento possui uma taxa de conversão média.

Produtos de menor valor agregado, serão mais fáceis de serem vendidos do que os produtos com grande preço.

 

  • Páginas visitadas

O consumidor está navegando pelo seu site? Ou poucas páginas são visitadas em cada sessão?

 

Queremos que cada internauta permaneça o maior tempo possível dentro do e-commerce, afim de aumentar a quantidade de produtos comprados e possivelmente o interesse por demais produtos.

 

Por isso, é importante observar a quantidade de páginas navegadas.

Baixa quantidade de páginas visitadas por significar que algo não agradou o consumidor, seja a navegação, preço, produto, são inúmeras possibilidades que é preciso analisar para entender mais a fundo.

 

  • Tempo de navegação

Crescimento no E-commerce

 

Assim como as páginas visitadas, o baixo tempo de navegação dentro do site pode simbolizar desagrado.

Seja navegação, preço, produto ou condições de pagamento.

 

Mesmo quando procurando oportunidades e comparando preços, o tempo médio para cada segmento é variável.

Porém, poucos segundos dentro da página significam que algo, logo de cara, não entrou nos padrões daquele consumidor.

 

  • Ticket médio

Qual valor, em média, das compras no seu e-commerce?

Claro que este pode variar de acordo com o segmento.

O ticket médio de uma loja de acessórios não será o mesmo de uma loja de pneus, por exemplo.

 

Mas os consumidores estão levando um produto ou mais destes?

O e-commerce procura incentivar a compra de mais itens por carrinho, afim de diminuir os custos, afinal, a entrega será uma só para diversos produtos.

 

Estimule a compra de mais de 1 item por carrinho através de kits e mesmo promoções de frete fixo / grátis a partir de determinado valor, que faça sentido, claro.

 

  • Abandono de carrinho

Crescimento no E-commerce

 

O abandono de carrinho é o grande problema do e-commerce mundial.

Os consumidores colocam os produtos no carrinho, entram no processo de checkout e desistem.

 

O papel do lojista é entender a razão pela qual houve abandono.

O preço do frete não ficou claro? Condição de pagamento? Checkout complexo?

 

Podemos usar algumas soluções como ferramentas que monitoram o comportamento do consumidor dentro do site, ou mesmo mapas de calor.

 

Mas, é preciso alguns testes para entender a real razão pelo abandono de carrinho.

Experimente promoções de frete grátis, caso seja este o problema. Ou em grandes datas oferecer melhores condições de pagamento.

Isso assumindo que seu checkout e navegabilidade estão ok.

 

E onde conseguir estes números?

Basicamente todos os dados dos indicadores que citamos podem ser encontrados no Google Analytics.

 

Saiba mais sobre Google Analytics

 

É uma ferramenta que vai ajudar muito a entender seu e-commerce, por isso não deixe de fazer a configuração correta deste para obter dados precisos e que ajudarão a alavancar as vendas e fazer a sua loja crescer.

 

Estes são números e indicadores que precisam ser checados com frequência para que estratégias comecem a serem montadas, visando o crescimento do e-commerce.

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