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Neste artigo abordaremos o assunto de como o Inbound Marketing pode ajudar o seu e-commerce.

As estratégias de propaganda de marcas e produtos se renovam constantemente, e o inbound marketing tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias empresariais para atração de clientes, principalmente para empreendimentos online.

 

Utilizando ações de comunicação não invasivas, mas que possuem como característica principal a continuidade de contatos e abastecimento de materiais para ações orgânicas, esse modelo de divulgação está se destacando em diversos campos.

Na prática, essas são “propagandas” permitidas, ou mesmo materiais procurados de forma ativa pelo cliente.

 

Assim, os conteúdos/publicidades chegam após a autorização ou interação, seja por meios convencionais, como ligações e catálogos, seja por meios digitais, como banners em sites e e-mails corporativos.

Mesmo o acompanhamento das redes sociais de empresas é uma forma de se verificar o inbound marketing, visto que materiais informativos e educativos podem ser realizados e procurados.

 

Com isso, é importante que a rede atue de forma mais intensa e para além de ser uma vitrine virtual.

Os blogs são grandes exemplos disso, informando sobre diferentes soluções e contribuindo com conteúdos diversos que se relacionam com o segmento da marca, trazendo relevância para o portal, antes mesmo de mencionar os produtos.

Aqui o cliente encontra a marca e passa a confiar nela.

 

Já as redes e newsletter, podem atuar como um misto de campanhas, encaminhando materiais mais complexos e até promoções específicas em troca de dados e do interesse do público.

O e-commerce está inserido na vida de muitas pessoas, dada a evolução tecnológica e facilidade de acesso a aplicativos de compra e venda.

 

Com a transformação das diferentes áreas de atuação e o surgimento de influenciadores digitais, esse contato tem atingido níveis de interação e percepção sensorial nunca antes utilizados, impactando diretamente nas estratégias, principalmente as mais específicas.

 

Direcionamento de público-alvo afunila marketing

Atingir o cliente que tem interesse real por um serviço ou um produto é possível e crucial para o desenvolvimento do negócio.

Para isso, é necessário que a empresa tenha as ferramentas adequadas e saiba trabalhar o inbound marketing dentro da realidade apresentada, e contar com um serviço especializado pode ser determinante.

 

Deste modo, é preciso colocar em prática métodos que ajudem nesse direcionamento, contando com a tecnologia como uma ferramenta essencial para o estudo, direcionamento e para estar presente na vida de seus possíveis clientes.

 

Mudanças e adequações aos meios digitais

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A internet mudou a percepção de todos quanto a forma de consumo, possibilitando que o público seja atraído por meio das redes sociais, catálogos corporativos enviados por e-mail ou mesmo por meio dos sites institucionais.

A dedicação da equipe de marketing deve trabalhar continuamente no funil de vendas, utilizando estratégias que direcionam produtos e serviços de interesse para novos clientes e aqueles já fidelizados.

 

Para isso, colocar em prática o marketing digital por meio das ferramentas disponíveis é necessário.

O acesso à internet faz parte da estratégia, ou mesmo equipamentos eletrônicos presentes em espaços físicos, como elevadores, metrôs, ônibus e outros meios de transporte.

 

Com uma pesquisa apropriada, é possível fazer o investimento correto do inbound marketing utilizando pilares que sustentam esse modelo, sendo eles:

  • Alcançar o público-alvo;
  • Diminuir os custos;
  • Estabelecer o relacionamento;
  • Facilitar o acesso ao produto;
  • Reforçar o poder de persuasão.

 

O planejamento de marketing do e-commerce deve unir esses pontos em uma campanha estratégica que atinja os clientes e pessoas interessadas nos produtos e serviços oferecidos.

É possível atrair cada vez mais consumidores, desde que os interesses sejam apresentados de maneira específica, direcionada de maneira correta para a aquisição.

 

Lembre-se que assim como há facilidade para a apresentação, é preciso ter a facilidade de acesso à compra.

Portanto, o investimento se expande além do marketing, que pode se dar até de forma orgânica.

Com isso atinge-se outros setores, visto que todo o planejamento e mídias precisam trabalhar em conjunto, envolvendo equipes de vendas e, tão importante quanto, o pós-venda para manter o interesse.

 

Oferecer soluções pontuais para cada cliente é uma parte essencial do inbound marketing dentro do e-commerce, pois ele avalia as condições de atendimento por parte dos clientes, que podem acessar canais de reclamações e sugestões por meio dos canais de comunicação disponíveis.

 

Por isso o encantamento deve ser perene, trabalhado constantemente no mercado consumidor de forma simpática. É apresentar soluções em momentos oportunos e se colocar à disposição sempre que necessário.

 

Ferramentas digitais eficientes e dinâmicas

Com posse de dados essenciais dos clientes, como e-mail para contato ou número de celular disponibilizado de forma espontânea, é possível entrar em contato para abrir um canal de diálogo e se apresentar, bem como alimentar com dicas e conteúdos mais específicos.

 

Ainda assim, toda empresa que trabalha no setor de e-commerce precisa investir capital em outros métodos de divulgação que exigem uma estratégia apurada por parte da equipe responsável pelo marketing.

É preciso entender como anunciar no Google Ads vai atrair mais clientes, colocando empresa, marca e produtos/serviços em evidência, inclusive para se destacar perante a concorrência.

 

Além disso, há outras estratégias que podem ser colocadas em práticas, utilizando ferramentas que estão presentes no dia a dia de internautas, entre os quais:

  • Blogs personalizados;
  • Newsletters informativas;
  • Postagens em redes sociais;
  • Vídeos corporativos.

 

Os blogs de e-commerce podem utilizar uma linguagem informal, principalmente quando direcionada a pessoas que procuram uma linguagem mais acessível e dinâmica, sendo publicados materiais de forma regular.

A apresentação de experiências coloca o leitor em uma posição direcionada pelo inbound marketing, trazendo relevância e autoridade para a marca, além de direcionar os leads para o setor de vendas.

 

As newsletters podem ser enviadas por e-mail para os clientes, desde que estejam de acordo com o recebimento. Isso permite acompanhar as novidades do e-commerce em primeira mão, também valorizando o público.

 

Redes sociais estão no dia a dia da sociedade

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A expansão da tecnologia observada no início do século XXI permitiu que todo o marketing passasse por uma transformação em velocidade avançada, pois a interatividade passou a fazer parte da vida das pessoas.

As redes sociais tomaram a vida das pessoas, que passaram a compartilhar suas rotinas e experiências.

 

As empresas devem estar atentas a esses movimentos, e utilizar os clientes e seus compartilhamentos para expandir a marca de forma natural, desde que seja de forma positiva e apropriada.

Exemplo disso é ter um quadro nos stories compartilhando looks de clientes que foram adquiridos na loja, o que estimula novos clientes a também enviarem suas fotos e compartilharem em suas redes pessoais.

 

Por esse motivo é preciso acompanhar as tendências e audiência, identificando assuntos de interesse e o posicionamento perante temas específicos que podem ser pauta, em conformidade com os produtos e serviços oferecidos.

Assim, percebe-se que mesmo as redes sociais estão se adaptando para atender as empresas e corporações dentro das atividades compartilhadas pelo público.

 

O emprego de palavras-chave dentro do Twitter Ads facilita a interação com pessoas que compartilham do mesmo interesse.

O importante é estar em evidência, sempre pensando de forma positiva e que atraia mais clientes interessados na marca e nos serviços disponibilizados.

 

Já em redes que possibilitam o compartilhamento de vídeos, pode-se adotar a criação de virais a partir de cenas engraçadas ou reflexões que projetam debates e demandam um posicionamento, conforme o perfil do público ideal do consumidor.

Em todos os casos, a criatividade deve estar sempre presente, valorizando a marca da melhor forma e com todas as ferramentas sendo aplicadas de maneira correta.

 

Automação do marketing moderniza a propaganda

A campanha de divulgação da marca ou o lançamento de produtos e serviços está dentro do escopo do marketing, e pode contar com o  inbound marketing de qualidade.

Nesse planejamento, todos os detalhes sobre como o produto será apresentado, suas vantagens e até conteúdos complementares devem ser considerados em diferentes canais.

 

A melhor forma de garantir a atenção do cliente é proporcionar uma experiência única, melhor ainda se for personalizada e interativa, bem como ágil.

A automação de marketing está disponível em diferentes situações, podendo ser aplicada de forma direcionada a clientes fidelizados ou para a captação de novos consumidores, por exemplo.

 

Basta o envio de um e-mail para que a equipe de vendas esteja de prontidão para atender aquele cliente que visitou a página de compras e fez uma aquisição, mas ainda não finalizou o processo.

Do mesmo modo, é possível automatizar e encaminhar lembretes até que a compra seja feita com sucesso.

 

A integração pode ser automatizada até certo ponto, com funções direcionadas dentro de uma plataforma – como chatbots para as primeiras dúvidas mais comuns.

Isso proporcionará vendas com mais comodidade e até personalização de acordo com o grupo de clientes.

 

A disponibilização de uma central de atendimento, colocando o cliente em contato direto com um atendente devidamente treinado, também pode facilitar a aquisição, e será mais efetiva devido aos primeiros contatos em outras redes.

Esse processo deve ir além, permitindo a prática do pós-venda, para verificar a satisfação do cliente e as possibilidades de complementação ou reforço da compra realizada.

 

E-commerce presente na sociedade e não tem volta

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A tecnologia está em ampla expansão, e quem atua no meio digital deve acompanhar esse crescimento, que ainda tem muito a apresentar.

É importante perceber que as gerações estão se comunicando, devido a presença de diferentes canais de comunicação aos quais é possível aplicar o inbound marketing.

 

Portanto, é preciso utilizar uma linguagem que atinja crianças, jovens, adultos e idosos da forma correta, ou que melhor se adeque ao perfil visado pela marca.

Isso permite apresentar novas formas de interação e aplicação da criatividade, sempre recorrendo a atividades que estão presentes no dia a dia do potencial consumidor.

 

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