Neste artigo, saiba como otimizar seu blog com SEO

A metodologia SEO é muito potente para aumentar o tráfego do blog e fazer com que ele conquiste mais visibilidade, autoridade e clientes para a sua empresa!

Quer saber como fazer isso? Veja agora.

.

Quando se fala sobre SEO evidentemente não dá pra ignorar o Google e como as pessoas o consomem: consumo, passatempo, lazer e por aí vai.

Só para se ter uma ideia, hoje o Google é principal mecanismo de busca em todo o mundo mundo e conta com 4 bilhões de buscas diárias que envolvem as mais diversas intenções, como as citadas acima.

.

Antes do democratização da internet, quando se tinha dúvidas em relação a determinado produto ou serviço era normal se consultar com a própria empresa responsável pela venda.

Já hoje nem tanto.

.

Atualmente é no Google que se busca por essas informações relacionadas a compras. Bom, os clientes pesquisam na internet, mas as empresas, o que fazem?

Descubra agora como otimizar seu blog com SEO e aumentar suas vendas a partir disso!

.

O que é e como trabalhar com SEO

Saiba como otimizar seu blog com SEO

.

SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca, em tradução livre.

As práticas de otimização são aplicadas em blogs para que eles conquistem as primeiras posições nos mecanismos de busca como o Google.

.

Comumente as empresas aplicam a metodologia SEO para seus produtos ou serviços serem encontrados por potenciais clientes a partir de suas respectivas intenções de busca.

Resumidamente é mais ou menos assim: um potencial paciente procura por um dentista e deseja saber sobre o preço de seu procedimento.

Se for ortodontia, é provável que ele busque algo como: “aparelho dentário preço”.

.

Saiba como otimizar seu blog com SEO

De forma simples, ao ter conhecimento da forma com que seu público busca por questões ligadas ao seu segmento e aplicar técnicas de SEO acerca dessa palavra-chave com conteúdos úteis, a probabilidade de uma empresa ter mais tráfego e vendas aumenta.

.

Trabalhe com palavras-chave

Palavras-chave são os termos procurados pelo seu público.

Por isso, antes de selecioná-las estude à intenção de busca de sua persona e como ela busca por serviços que sua empresa oferece.

.

A palavra-chave será o termo que o site posiciona nas primeiras posições do Google a fim de ser achado pelo público que procura por algo relacionado ela, como um procedimento odontológico, implante dentário preço ou qualquer outro serviço.  E se for um tratamento mais voltado para estética , é provável que ele busque algo como: lente nos dentes

Neste caso, prefira o uso de termos específicos em relação ao seu mercado.

.

Sobre o exemplo da clínica, a palavra-chave “clínica” não é muito útil e pode trazer um crescimento do tráfego, mas ele será desqualificado, ou seja, de pessoas que não necessariamente querem fechar um tratamento.

Entretanto, termos como “aparelho fixo transparente” dão ao site um tráfego qualificado de pessoas próximas do momento de compra.

.

Antes de selecionar as palavra-chave tenha conhecimento do volume de busca delas, ferramentas como Google Adwords apoiam neste momento.

.

Crie conteúdos relevantes e úteis

Saiba como otimizar seu blog com SEO

.

Os conteúdos devem ser criados e publicados acerca das palavras-chave para serem vistos como relevantes e úteis, entregarem uma boa experiência ao usuário do site e não serem penalizados pelo Google.

Em outras palavras, se a pesquisa inicial é sobre “aparelho transparente preço” e o usuário está em seu blog para ter essa informação, faça com que ele a encontre.

.

Entregue um conteúdo completo que informe o que é o tratamento, como funciona, preços, onde encontrá-lo, duração do procedimento, dentre outros. 

O melhor dos mundos é gerar um conteúdo completo e atualizado sobre o assunto, esses são fatores cruciais para que ele seja relevante no Google.

.

Saiba como otimizar seu blog com SEO, defina a sua persona

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio e toda estratégia de captação e fidelização acontece a partir de seu estudo, definição e projeção.

.

A persona é baseada em dados reais sobre comportamento, hábitos de compra, lifestyle, características demográficas dos clientes e em suas exclusividade pessoais, desejos, motivações, objetivos, desafios e dores.

Esses dados são fundamentais para que seus posts sejam assertivos e conquistem o cliente que sua empresa deseja (aquele que tem maiores chances de comprar, por exemplo).

.

Para criar a persona do seu negócio, entreviste e obtenha dados sobre pessoas que já são clientes da sua empresa, alguns deles são:

  • Nome;
  • Formação acadêmica;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Hobbies;
  • Hábitos;
  • Tem filhos?;Como se comunica;
  • Poder aquisitivo;
  • Desejos;
  • Dores;
  • Objetivos.

.

Atualize os conteúdos do blog

Os conteúdos devem ser monitorados e atualizados com frequência para que sejam vistos como relevantes pelo Google no longo prazo.

Conteúdos atualizados são tidos como relevantes e úteis pelo Google, pois acompanham as evoluções mais recentes e importantes sobre aquela pauta.

.

Por serem vistos como relevantes, o Google passa a recomendar esses conteúdos por meio da lógica algorítmica.

Conteúdos atualizados passam mais credibilidade aos visitantes do site, pois mostram o compromisso da empresa em entregar novidades e informações precisas sobre o tema.

.

Formate seu site

Boa parte dos acessos dos sites hoje são realizados por meio dos smartphones, então é preciso incluí-los no seu blog. Para isso, há o design responsivo!

.

O design responsivo adequa o blog à formatação dos smartphones, tablets e outros dispositivos, as deixam mais compactas, legíveis, e minimizam o tempo de carregamento, tudo isso agrega valor na experiência do usuário na página.

.

Algumas práticas simples para ter um site responsivo são:

  • Não publicar parágrafos extensos;
  • Evitar o uso de imagens descompactadas;
  • Não inserir links e pop-ups excessivamente;
  • Não publicar textos sem imagens;
  • Usar legendas curtas e compatíveis com a imagem.

.

Otimize seu blog e se destaque

Neste conteúdo você descobriu algumas coisas sobre a metodologia SEO, como aplicá-la de modo simples e eficiente, por que investir na criação de conteúdo e como fazer com que eles sejam relevantes diante do algoritmo do Google e alcancem o público.

.

Também pôde acompanhar que aplicar SEO no seu blog é fundamental para que ele tenha mais acessos, entregue valor ao público, dê autoridade para a sua marca e claro, gere mais vendas à sua empresa.

A criação de conteúdo deve ter o intuito de entregar ao público mais que um serviço ou produto, mas sua uma experiência por meio de informações que agreguem valor à sua pesquisa.

.

Por fim, não foque apenas em ofertas, use a metodologia SEO para trabalhar o branding da sua empresa.

Com uma marca forte no mercado, as vendas acontecem sem esforços ou grandes investimentos.

.

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?