Uma das estratégias mais eficazes para descobrir o que a audiência anda falando sobre a empresa é o social listening (escuta social).
Com essa abordagem, a companhia consegue captar o buzz, entender melhor o mercado e se posicionar cada vez melhor para aproveitar as oportunidades de vendas.
É fundamental ficar atento às melhores dicas quando o assunto é social listening.
É interessante também entender a diferença para o conceito de monitoramento social, a fim de compreender melhor como misturar as duas estratégias.
Saiba mais sobre o tema e entenda como aplicar a escuta social em sua empresa para obter melhores resultados.
O que é Social Listening
O social listening é a prática de coletar informações sobre marca, em um processo de “escuta” em sites da internet e em redes sociais.
É se dispor a descobrir o que estão falando sobre a empresa e o porquê de cada opinião.
Um bom exemplo para definir esse termo é as menções em redes sociais.
O social listening busca entender essas menções para levantar insights profundos e completos sobre o impacto que a marca tem gerado.
Por que o Social Listening é tão importante
O social listening funciona como um termômetro para indicar como está a relação da empresa com seus clientes.
Também é importante para entender como as pessoas influenciam as outras a comprar ou a ignorar a sua marca.
É identificar o que está sendo falado para gerar respostas.
Evidentemente, não se trata de responder diretamente em conversas nas redes, mas em melhorar seus produtos, sua comunicação e outros fatores.
Importância da monitoramento no Social Listening
O monitoramento social é uma tática similar ao social listening.
Compreende a capacidade de estudar as reações da audiência à comunicação e ao posicionamento da empresa.
Coleta as mensagens diretas e tenta ouvir o que as pessoas dizem.
Por isso, o monitoramento compreende uma parte importante da escuta social.
Contudo, é preciso diferenciar os conceitos.
Enquanto o monitoramento apenas coleta informações, o social listening vai além e tenta traçar padrões com outras informações, buscando entender o porquê de cada mensagem.
Se o monitoramento indica uma reação negativa do cliente sobre um novo produto da empresa, o listening tenta captar o motivo que gerou essa reação.
Quais as vantagens de usar o Social Listening
Uma das vantagens do social listening é o conhecimento sobre o cliente.
Com essa tática, a empresa consegue aprofundar sua noção de como o público-alvo reage, em tempo real, o que ajuda a modificar os estudos já feitos sobre esse cliente.
O estudo de personas, por exemplo, pode ser aprimorado com uma visão do que o cliente pensa atualmente.
Assim, é possível melhorar as estratégias para atrair as pessoas, melhorar a experiência e otimizar a captação.
O social listening oferece dados sobre possíveis objeções de vendas que podem ser tratadas em conteúdos e em discursos dos vendedores.
A comunicação como um todo é favorecida por uma visão que contempla a opinião de seu consumidor.
Também é possível entender tendências gerais de mercado, como um exercício de benchmarking.
Principais ferramentas para monitorar a audiência do e-commerce
A principal ferramenta para monitorar e escutar a audiência, sem dúvida, é o CRM.
É uma solução que capta dados importantes acerca do cliente e os organiza de modo a favorecer a tomada de decisão.
Possibilita uma visão ampla que entende padrões, pontos difíceis de enxergar, e dispõe os dados em dashboards completos e eficientes.
Com o CRM você pode usar ferramentas de Business Intelligence e análise de dados, em geral.
Eles permitem analisar dados das redes sociais para buscar sentimentos, classificar as reações em categorias prontas e visualizar gráficos acerca disso.
Qual a relação de social listening com SEO
O social listening também serve para alimentar estratégias de SEO.
A empresa pode adotar essas informações como um combustível para criar novos conteúdos e posicionar melhor suas páginas nos buscadores.
A escuta social ajuda a entender melhor a intenção do cliente nas buscas e a saber o que o cliente deseja de fato.
Assim, é possível criar melhores conteúdos para alinhar com esses interesses.
Auxilia também na escrita engajante.
Permite aplicar técnicas de copywriting voltadas para as necessidades captadas nessas mensagens escutadas.
Qual a relação de social listening com campanhas de marca
Se uma empresa busca incentivar o uso da assinatura eletrônica e trabalha com esse foco em suas ações de comunicação, ela pode aplicar a escuta social para entender o que se fala sobre esse tema.
Se já há um produto em vigor, é viável entender como esse produto foi recebido e qual é a opinião das pessoas sobre ele.
Assim, a marca consegue otimizar suas campanhas, sabendo no que focar e o que evitar.
Conclusão
O social listening é uma poderosa estratégia para fidelizar clientes.
Com a escuta e a análise de suas reações, a empresa consegue ajustar seus produtos e táticas para melhor atender às pessoas e otimizar esses comentários.
A reputação em geral pode ser melhorada para viabilizar o sucesso.
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