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Uma das estratégias mais eficazes para descobrir o que a audiência anda falando sobre a empresa é o social listening (escuta social).

 

Com essa abordagem, a companhia consegue captar o buzz, entender melhor o mercado e se posicionar cada vez melhor para aproveitar as oportunidades de vendas.

 

É fundamental ficar atento às melhores dicas quando o assunto é social listening.

 

É interessante também entender a diferença para o conceito de monitoramento social, a fim de compreender melhor como misturar as duas estratégias.

 

Saiba mais sobre o tema e entenda como aplicar a escuta social em sua empresa para obter melhores resultados.

 

O que é Social Listening

 

O social listening é a prática de coletar informações sobre marca, em um processo de “escuta” em sites da internet e em redes sociais.

 

É se dispor a descobrir o que estão falando sobre a empresa e o porquê de cada opinião.

 

Um bom exemplo para definir esse termo é as menções em redes sociais.

 

O social listening busca entender essas menções para levantar insights profundos e completos sobre o impacto que a marca tem gerado.

 

Por que o Social Listening é tão importante

social listening

 

O social listening funciona como um termômetro para indicar como está a relação da empresa com seus clientes.

 

Também é importante para entender como as pessoas influenciam as outras a comprar ou a ignorar a sua marca.

 

É identificar o que está sendo falado para gerar respostas.

 

Evidentemente, não se trata de responder diretamente em conversas nas redes, mas em melhorar seus produtos, sua comunicação e outros fatores.

 

Importância da monitoramento no Social Listening

 

O monitoramento social é uma tática similar ao social listening.

 

Compreende a capacidade de estudar as reações da audiência à comunicação e ao posicionamento da empresa.

 

Coleta as mensagens diretas e tenta ouvir o que as pessoas dizem.

 

Por isso, o monitoramento compreende uma parte importante da escuta social.

 

Contudo, é preciso diferenciar os conceitos.

 

Enquanto o monitoramento apenas coleta informações, o social listening vai além e tenta traçar padrões com outras informações, buscando entender o porquê de cada mensagem.

 

Se o monitoramento indica uma reação negativa do cliente sobre um novo produto da empresa, o listening tenta captar o motivo que gerou essa reação.

 

Quais as vantagens de usar o Social Listening

social listening

 

Uma das vantagens do social listening é o conhecimento sobre o cliente.

 

Com essa tática, a empresa consegue aprofundar sua noção de como o público-alvo reage, em tempo real, o que ajuda a modificar os estudos já feitos sobre esse cliente.

 

O estudo de personas, por exemplo, pode ser aprimorado com uma visão do que o cliente pensa atualmente.

 

Assim, é possível melhorar as estratégias para atrair as pessoas, melhorar a experiência e otimizar a captação.

 

O social listening oferece dados sobre possíveis objeções de vendas que podem ser tratadas em conteúdos e em discursos dos vendedores.

 

A comunicação como um todo é favorecida por uma visão que contempla a opinião de seu consumidor.

 

Também é possível entender tendências gerais de mercado, como um exercício de benchmarking.

 

Principais ferramentas para monitorar a audiência do e-commerce

 

A principal ferramenta para monitorar e escutar a audiência, sem dúvida, é o CRM.

 

É uma solução que capta dados importantes acerca do cliente e os organiza de modo a favorecer a tomada de decisão.

 

Possibilita uma visão ampla que entende padrões, pontos difíceis de enxergar, e dispõe os dados em dashboards completos e eficientes.

 

Com o CRM você pode usar ferramentas de Business Intelligence e análise de dados, em geral.

 

Eles permitem analisar dados das redes sociais para buscar sentimentos, classificar as reações em categorias prontas e visualizar gráficos acerca disso.

 

Qual a relação de social listening com SEO

 

O social listening também serve para alimentar estratégias de SEO.

 

A empresa pode adotar essas informações como um combustível para criar novos conteúdos e posicionar melhor suas páginas nos buscadores.

 

A escuta social ajuda a entender melhor a intenção do cliente nas buscas e a saber o que o cliente deseja de fato.

 

Assim, é possível criar melhores conteúdos para alinhar com esses interesses.

 

Auxilia também na escrita engajante.

 

Permite aplicar técnicas de copywriting voltadas para as necessidades captadas nessas mensagens escutadas.

 

Qual a relação de social listening com campanhas de marca

 

Se uma empresa busca incentivar o uso da assinatura eletrônica e trabalha com esse foco em suas ações de comunicação, ela pode aplicar a escuta social para entender o que se fala sobre esse tema.

 

Se já há um produto em vigor, é viável entender como esse produto foi recebido e qual é a opinião das pessoas sobre ele.

 

Assim, a marca consegue otimizar suas campanhas, sabendo no que focar e o que evitar.

 

Conclusão

O social listening é uma poderosa estratégia para fidelizar clientes.

 

Com a escuta e a análise de suas reações, a empresa consegue ajustar seus produtos e táticas para melhor atender às pessoas e otimizar esses comentários.

 

A reputação em geral pode ser melhorada para viabilizar o sucesso.

 

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