Doutor E-commerce –

Vamos falar sobre o investimento ideal em marketing digital.

Em 2020 observamos um crescimento fora do esperado no e-commerce.

 

Não apenas em questão de faturamento, mas também na abertura de novas lojas virtuais.

Não para menos, com o decreto do fechamento das lojas físicas a fim de contar a pandemia, muitos lojistas se viram obrigados a investir em lojas virtuais para continuarem as vendas.

 

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico registrou recordes em números de lojas abertas no período de Abril de 2020.

Com mais de 10mil novas lojas circulando online, e novos empreendedores, é preciso reforçar o investimento em marketing para que o seu negócio tenha algum destaque e chegue aos consumidores.

 

O investimento em marketing é um dos pilares da abertura e planejamento do e-commerce que ajuda a loja a ser bem estruturada e continuar crescendo.

Porém, qual o investimento ideal no e-commerce?

É preciso um investimento grande para ter resultados significativos? Saiba como e onde investir no e-commerce com as dicas a seguir.

 

Marketing Digital, um dos pilares do e-commerce

Diferente das lojas físicas que muito do movimento, principalmente no começo, vai depender do ponto em que a loja foi construída, o e-commerce está inserido na imensidão da internet e compete com lojas não apenas do bairro, mas do país inteiro, se não do estrangeiro.

 

O marketing digital está aí para divulgar a loja e deixa-la conhecida no meio online.

É através de campanhas e investimentos em marketing que o e-commerce alcança potenciais compradores e fica conhecido no meio.

 

O marketing é o que irá ajudar seu negócio a ser conhecido no ambiente digital, irá determinar quando e como investir em campanhas e para qual público, bem como pode ajudar a movimentar o estoque parado de produtos.

 

Por isso necessita de grande planejamento e constante observação para entender os resultados e melhorar as metas do e-commerce.

E isso independe do investimento que será colocado, pois varia de acordo com diversos fatores.

 

Qual investimento ideal em marketing digital?

 

Então, qual o investimento ideal para o negócio online?

Investimentos grandes não simbolizam grandes resultados.

Da mesma maneira que não se pode esperar retornos absurdos com investimentos mínimos.

 

Não há uma fórmula mágica que seja: investimento ideal = sucesso da loja.

Certamente se houvesse a vida do empreendedor digital seria muito mais fácil e todos gostariam de ser um.

 

Porém, existem projetos de diversos tamanhos e empreendedores com diversos orçamentos.

Na consultoria da Doutor E-commerce, um cálculo básico que usamos para entender a relação retorno e investimento, é que o investimento em marketing hoje será igual ao retorno dali 12 meses.

 

Pode ser que este retorno venha mais cedo ou mais tarde, de acordo com a quantidade de trabalho investida.

Porém, quanto mais investe-se em marketing, da maneira correta, claro, mais pode-se esperar um resultado mais significativo.

 

Contudo, para lojas com orçamento limitado, é recomendado que boa parte do orçamento seja direcionado ao marketing, especialmente se a loja é nova.

Independente se o negócio já existe no físico, a loja sendo nova no ambiente digital, é necessário um investimento maior para tornar a marca conhecida.

Afinal, ela não existia no digital até então.

 

Como investir em marketing?

O marketing digital vai ajudar sua marca e loja a ser conhecida dentro dos buscadores e para os consumidores.

Mesmo que sua marca exista no ambiente físico, o trabalho é o mesmo de como se a marca tivesse nascido hoje. Afinal, o ambiente digital é mais concorrido e um mercado diferente do físico.

 

Alguns canais importantes de investimento em marketing que seu e-commerce pode fazer:

  • Google Ads

O Google é o principal buscador utilizado pelo brasileiro.

E ter o seu negócio nas primeiras páginas do Google simboliza sucesso e um trabalho bem feito, visto que a porcentagem de pessoas que acessam as demais páginas vai diminuindo.

 

Investir não só no ads para o seu negócio aparecer em primeira mão, mas também em ferramentas como Google Shopping para anunciar os produtos pode conquistar potenciais compradores no primeiro momento.

 

  • Redes sociais

As redes sociais são indispensáveis para quem vende na internet. Não ter um perfil nas redes sociais pode até mesmo causar estranhamento e levantar suspeitas sobre a loja.

 

De acordo com o perfil do seu consumidor, invista em instagram e facebook ads para facilitar o contato com o consumidor.

 

  • Influenciadores

O trabalho com influenciadores está em alta hoje em dia, pois são pessoas que falam para milhares de outras e com certa confiabilidade para indicação de produtos.

 

Ramos como moda e acessórios, tecnologia e diversos outros podem se beneficiar de marketing com influenciadores para que a marca seja melhor conhecida.

 

Cuidado com a identificação do seu público com o influenciador, não adianta ser uma marca de produtos veganos e fechar parceria com a personalidade que não é.

O público pode ser grande, porém a adesão com a sua campanha será fraca.

 

  • Produção de conteúdo

A produção de conteúdo além de ser relevante para o Google encontrar seu site, ajuda na hora de vender e fazer com que o consumidor decida comprar o produto.

 

Dicas de uso, funcionalidades e diferenciais são essenciais para a produção de conteúdo no seu ambiente virtual.

Não há um valor que seja o ideal para qualquer negócio, quando falamos em investimento em marketing.

 

O que podemos estipular é que boa parte do seu investimento inicial, no empreendimento digital, precisa ser direcionado ao marketing.

Isso pois é preciso configurar confiança e autoridade à sua marca.

 

Conclusão

O investimento ideal em marketing é aquele que cabe dentro do bolso do empreendedor.

Da mesma forma que não se pode esperar retornos incríveis com investimentos mínimos, a conta não fecha.

 

Não deixe de separar porcentagem do seu orçamento inicial do seu negócio digital para investir em marketing e na equipe que irá liderar esse aspecto do seu negócio.

Estude os melhores meios de investimento para o seu e-commerce, entenda onde está seu público e faça campanhas certeiras. Pois tudo trata-se de oferecer o produto certo, na hora certa para o consumidor certo.

 

 

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?