Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

O e-commerce tem sido a grande aposta no mercado varejista. Estima-se que em 2017 as lojas online tenham crescimento de até 15%. Além disso, o setor fechou o ano passado com faturamento de cerca de R$ 44 bilhões, o que demonstra que a crise não teve tanto impacto nas lojas virtuais.

Ao abrir um e-commerce, é comum se deparar com algumas dúvidas em relação à administração do negócio, por exemplo. Esse processo inicial é vital para sua loja online tanto a curto quanto a longo prazo e, por isso, demanda cuidado. Pensando nisso, aqui na consultoria Dr. e-commerce trabalhamos com uma metodologia de nove pilares essenciais para que deseja ter um e-commerce de sucesso. Veja!

Planejamento

Para ter êxito ao abrir seu e-commerce, é necessário que você elabore um planejamento de qualidade. Ele funcionará como um guia para as ações tomadas em todos os setores da sua loja online e por isso deve conter um “diagnóstico” do seu e-commerce com os pontos fortes, os pontos que devem ser reparados, as oportunidades de atuação e as possíveis ameaças no mercado.

O planejamento também deve conter todos os dados referentes ao funcionamento da sua loja online, além de estabelecer estratégias para alcançar os objetivos envolvidos na abertura do e-commerce. Também é importante que sejam inclusas no planejamento informações a respeito do mercado em que a loja online irá atuar. A concorrência e o desempenho do setor são alguns desses dados.

Sistemas e integrações

Nesta etapa, é decidido em qual plataforma de e-commerce sua loja online ficará hospedada. Na prática, todas as questões ligadas a logística e venda do seu e-commerce estarão dispostas nessa plataforma e por isso a escolha deve ser pensada com o intuito de suprir as necessidades do seu negócio.

O gerenciamento das operações internas e do relacionamento com o cliente também é um ponto que deve ser discutido ao abrir um e-commerce. Nesse momento, os sistemas ERP e CRM ganham destaque. A primeira sigla é uma abreviação de Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento dos Recursos da Empresa em português, enquanto a segunda significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, derivando da expressão Customer Relationship Management.

Equipe

Abrir um e-commerce com sucesso depende diretamente de uma equipe capacitada e comprometida com os resultados. Além disso, é necessário organizar estrategicamente os funcionários de forma que o recurso humano contribua da melhor forma para sua loja online.

Para acertar na escolha do quadro de colaboradores também deve-se levar em consideração o perfil da empresa. Conte com a Dr. e-commerce para montar a equipe ideal para o seu negócio!

Comunicação Visual

Investir em um site visualmente atraente é uma tática de marketing eficaz para um e-commerce novo. Atrelado a isso, a navegabilidade do site deve ser bem pensada. É importante que o cliente tenha facilidade de navegação em seu e-commerce, acessando as abas existentes de forma intuitiva. Esse ponto é fundamental para sua loja online alcançar uma taxa de conversão de vendas altas.

Mapa do site, processo de navegação, layout e usabilidade são tópicos que devem ser bem elaborados para compor um visual capaz de impulsionar as vendas na abertura de um e-commerce.

Conteúdo

Uma das formas de passar credibilidade para clientela é oferecer um conteúdo relevante e de qualidade no e-commerce novo. Assim, sua loja online mostra propriedade em relação ao produto que vende e faz com que o cliente se sinta mais confiante em realizar a compra.

Um conteúdo informativo também influencia no rankeamento da sua loja online em sites de busca, como o Google. Estar entre os primeiros links sugeridos em uma pesquisa atrai clientes em potencial, sendo determinante para o aumento na conversão de vendas a longo prazo.

Logística

A satisfação do cliente é construída durante todo o processo de venda. Por isso, ao abrir um e-commerce, é importante que se atente a questões como a entrega, que deve ser feita dentro do prazo sempre. Também é essencial ter uma noção dos custos envolvidos na atividade, que podem impactar sobre a venda. Esse é um dos tópicos que estarão descritos no planejamento para que o e-commerce não invista recursos em uma ação sem retorno.

A Dr. e-commerce te auxilia a organizar a logística da sua loja online. Nosso serviço inclui a orientação no gerenciamento de estoque, gestão de transporte e tabela de fretes, escolha de fornecedores, fluxo de pedidos e logística reversa.

Pagamento

As formas de pagamento de um produto é crucial para captar vendas. Para atrair o maior número de clientes é interessante oferecer diferentes métodos de pagamento, com parcelamento e desconto à vista, por exemplo.

Outro diferencial é atrelar facilidades ao pagamento. Sistemas como o PagSeguro e PayPal agilizam a compra e, quando já conhecidos pelo cliente, conferem credibilidade ao seu negócio.

Selos e Segurança

Proteger a reputação do seu e-commerce deve ser sempre uma preocupação na abertura de um e-commerce. Uma estratégia indicada é investir em selos de segurança, já que isso confere credibilidade e confiança para seu negócio diante dos clientes, principalmente ao acessar uma loja online nova.

As avaliações positivas expostas no site também contribuem para a construção de uma imagem confiável do seu negócio. Na prática, dispor esse conteúdo no layout do e-commerce indica que outros clientes já compraram e aprovaram o serviço oferecido pela loja online.  Aposte também em cadastrar seu negócio na Ebit, referência em pesquisas do mercado de e-commerce brasileiro.

Marketing

A visibilidade do e-commerce para o público-alvo é um fator decisivo para a efetuação de vendas e, consequentemente, para o faturamento da loja online. Invista em uma comunicação de qualidade, em que as ações são determinadas de forma estratégica a partir da análise de dados e estabelecimento de metas, por exemplo.

Além disso, faça uso de plataformas que proporcionam a construção de um relacionamento com a clientela. As redes sociais e o conteúdo SEO são ferramentas em alta e que têm mostrado a efetividade por trás de ações de marketing realizadas no mercado de e-commerce.

Os detalhes fazem diferença na abertura da sua loja online. Conte com a Dr. e-commerce para planejar seu negócio com sucesso!

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