fbpx

Neste artigo vamos falar sobre o futuro do e-commerce em 2021.

Qual o futuro do e-commerce no novo normal? E o que podemos esperar atingir em 2021?

.

O ano de 2020 foi tudo menos conforme o esperado. Houve pânico inicial, houve recorde em faturamento e houve muitos novos empreendedores e compradores online.

Em meio à tantas mudanças, vamos listar algumas possíveis tendências para o e-commerce nos anos a seguir.

.

O aumento do e-commerce estimula as competições

Em um ano no qual muitos lojistas foram obrigados a se digitalizarem para continuar as vendas e surgiram novos empreendedores em busca de oportunidades dentro da internet, o número de lojas online aumentou e muito.

.

Antes da pandemia começar e termos a abertura de mais de 100mil novas lojas online, o e-commerce representava apenas 5% do varejo brasileiro.

Ou seja, ainda há muito espaço para crescimento.

O aumento do número de lojas, porém, estimula a competição entre os novos empreendimentos.

.

Difícil achar algo que a internet não venda, então ao invés de procurar negócios totalmente novos, o X da questão é como trabalhar os seus produtos.

É preciso lembrar que a concorrência na internet são lojas que localizam-se em cidades e até estados diferentes, e o consumidor irá buscar a oferta que mais o propicia.

Por isso, para 2021, podemos esperar uma grande concorrência entre os e-commerces e assim, grandes investimentos.

.

Novos consumidores mudam o futuro do consumo

futuro do e-commerce em 2021

.

A pandemia não obrigou somente os lojistas a se digitalizarem, muitos consumidores fizeram suas primeiras compras na internet durante o período.

.

Com a entrada de milhões de novos consumidores, apenas o Mercado Livre registrou 5 milhões de novos compradores na América Latina, não é surpresa que os hábitos de consumo passariam por mudanças.

.

Além da melhor aceitação em fazer as compras online, influenciado pela comodidade e conforto em não precisar sair de casa para receber seus produtos, a tendência são as compras voltadas para o bem-estar.

O isolamento social despertou novas tendências no consumo, especialmente voltados para saúde física, mental e também em atividades “faça você mesmo”.

A tendência, e pelo o que vimos na Black Friday também, é que os produtos voltados para consumo próprio, os auto presentes, serão preferência dos consumidores.

.

Fulfilment como novo diferencial

Não podíamos deixar o fulfilment de fora dessa lista e acredito que ele ainda fará parte da lista por mais algum tempo.

Não podemos falar em futuro do e-commerce sem mencionar logística e as soluções que o fulfilment trouxe para o mercado do e-commerce.

.

O fulfilment são soluções de entrega que facilitaram a vida de muitos consumidores e também de lojistas.

A velocidade e praticidade para o e-commerce de pequeno à grande porte, além da economia de espaço e insumos, deixou o fulfilment no topo das grandes soluções e torna-se tendência para os anos a seguir.

.

Retenção torna-se prioridade

Reter um consumidor antigo em seu e-commerce é mais barato do que conquistar novos consumidores todas as vezes.

Afinal, você já tem os contatos dele, já sabe o que o consumidor pode ou não consumidor, dessa forma as entregas podem ser personalizáveis de acordo com os gostos de cada consumidor.

.

A concorrência enfatiza a necessidade de reter clientes e fidelizá-los para que voltem a comprar sempre em seu e-commerce.

Estratégias de marketing e melhor uso de diversas datas comemorativas serão importantíssimas para fazer com que o consumidor volte.

.

Realidade aumentada

É preciso fazer o uso das soluções tecnológicas para deixar o seu e-commerce inclusivo e retirar a necessidade que o consumidor tem em “tocar” o produto que deseja.

.

futuro do e-commerce em 2021

.

A realidade aumentada permite que cores de paredes sejam trocadas, móveis dispostos e tenhamos um “teste” de como seria aquele produto.

Para momentos em que os consumidores realmente não podem sair de casa, essa tecnologia torna-se útil, especialmente para evitar problemas de devolução e troca.

.

Futuro do e-commerce em 2021

O e-commerce é moldado por fatores externos e pelas mudanças que os consumidores sofrem devido aos fatores externos.

Aqueles que se sobressaem são as lojas que sabem interpretar seus consumidores e sabem adaptar-se à nova realidade de forma rápida e efetiva.

.

2021 reserva muito espaço para o mercado digital e as tendências são positivas para crescimento e desenvolvimento.

Fique atento às novidades e ao comportamento do seu consumidor, para que não haja surpresas desagradáveis em seus resultados.

.

Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?