Neste artigo vamos falar sobre o futuro do e-commerce em 2021.
Qual o futuro do e-commerce no novo normal? E o que podemos esperar atingir em 2021?
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O ano de 2020 foi tudo menos conforme o esperado. Houve pânico inicial, houve recorde em faturamento e houve muitos novos empreendedores e compradores online.
Em meio à tantas mudanças, vamos listar algumas possíveis tendências para o e-commerce nos anos a seguir.
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O aumento do e-commerce estimula as competições
Em um ano no qual muitos lojistas foram obrigados a se digitalizarem para continuar as vendas e surgiram novos empreendedores em busca de oportunidades dentro da internet, o número de lojas online aumentou e muito.
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Antes da pandemia começar e termos a abertura de mais de 100mil novas lojas online, o e-commerce representava apenas 5% do varejo brasileiro.
Ou seja, ainda há muito espaço para crescimento.
O aumento do número de lojas, porém, estimula a competição entre os novos empreendimentos.
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Difícil achar algo que a internet não venda, então ao invés de procurar negócios totalmente novos, o X da questão é como trabalhar os seus produtos.
É preciso lembrar que a concorrência na internet são lojas que localizam-se em cidades e até estados diferentes, e o consumidor irá buscar a oferta que mais o propicia.
Por isso, para 2021, podemos esperar uma grande concorrência entre os e-commerces e assim, grandes investimentos.
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Novos consumidores mudam o futuro do consumo
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A pandemia não obrigou somente os lojistas a se digitalizarem, muitos consumidores fizeram suas primeiras compras na internet durante o período.
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Com a entrada de milhões de novos consumidores, apenas o Mercado Livre registrou 5 milhões de novos compradores na América Latina, não é surpresa que os hábitos de consumo passariam por mudanças.
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Além da melhor aceitação em fazer as compras online, influenciado pela comodidade e conforto em não precisar sair de casa para receber seus produtos, a tendência são as compras voltadas para o bem-estar.
O isolamento social despertou novas tendências no consumo, especialmente voltados para saúde física, mental e também em atividades “faça você mesmo”.
A tendência, e pelo o que vimos na Black Friday também, é que os produtos voltados para consumo próprio, os auto presentes, serão preferência dos consumidores.
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Fulfilment como novo diferencial
Não podíamos deixar o fulfilment de fora dessa lista e acredito que ele ainda fará parte da lista por mais algum tempo.
Não podemos falar em futuro do e-commerce sem mencionar logística e as soluções que o fulfilment trouxe para o mercado do e-commerce.
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O fulfilment são soluções de entrega que facilitaram a vida de muitos consumidores e também de lojistas.
A velocidade e praticidade para o e-commerce de pequeno à grande porte, além da economia de espaço e insumos, deixou o fulfilment no topo das grandes soluções e torna-se tendência para os anos a seguir.
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Retenção torna-se prioridade
Reter um consumidor antigo em seu e-commerce é mais barato do que conquistar novos consumidores todas as vezes.
Afinal, você já tem os contatos dele, já sabe o que o consumidor pode ou não consumidor, dessa forma as entregas podem ser personalizáveis de acordo com os gostos de cada consumidor.
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A concorrência enfatiza a necessidade de reter clientes e fidelizá-los para que voltem a comprar sempre em seu e-commerce.
Estratégias de marketing e melhor uso de diversas datas comemorativas serão importantíssimas para fazer com que o consumidor volte.
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Realidade aumentada
É preciso fazer o uso das soluções tecnológicas para deixar o seu e-commerce inclusivo e retirar a necessidade que o consumidor tem em “tocar” o produto que deseja.
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A realidade aumentada permite que cores de paredes sejam trocadas, móveis dispostos e tenhamos um “teste” de como seria aquele produto.
Para momentos em que os consumidores realmente não podem sair de casa, essa tecnologia torna-se útil, especialmente para evitar problemas de devolução e troca.
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Futuro do e-commerce em 2021
O e-commerce é moldado por fatores externos e pelas mudanças que os consumidores sofrem devido aos fatores externos.
Aqueles que se sobressaem são as lojas que sabem interpretar seus consumidores e sabem adaptar-se à nova realidade de forma rápida e efetiva.
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2021 reserva muito espaço para o mercado digital e as tendências são positivas para crescimento e desenvolvimento.
Fique atento às novidades e ao comportamento do seu consumidor, para que não haja surpresas desagradáveis em seus resultados.
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Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil
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