Vamos falar sobre o que é o DRE no e-commerce a sua importância em uma loja virtual.
A cada ano que passa e acentuado também pela chegada da Pandemia do COVID-19, o número de empresas e profissionais liberais que nos contatam para entender sobre as demandas de como estruturar uma operação do digital, melhorar a performance do seu e-commerce aumenta consideravelmente.
Perguntas como:
- Qual plataforma e ERP é a melhor opção para minha loja?
- O produto que pretendo vender é viável no e-commerce?
- Qual a melhor forma de organizar a vitrine da minha loja?
- Devo investir em qual mídia?
- Preciso vender em Market Places
- E estoque? Quantos itens preciso ter em estoque?
- Como aumentar o ticket médio da minha operação?
- Como preparar a minha operação para a Black Friday?
- Trabalho, trabalho e não sobra nada, o que devo fazer?
- Minha loja faturava X e agora não consigo mais faturar o que eu faturava antes, o que devo fazer?
Poderíamos, aqui, citar mais umas dezenas de perguntas que recebemos constantemente.
O que mais nos chama a atenção é que dificilmente, empresas ou profissionais que desejam ingressar no canal digital nos questionam sobre como montar um planejamento para o negócio.
As perguntas são geralmente baseadas no imediatismo, quanto vai sobrar para mim, como alcançar um resultado rápido na operação, obter atalhos para alavancagem rápidas e não estamos mencionando isso como sendo uma crítica uma vez que isto é um aspecto cultural do povo brasileiro que em sua maioria sempre busca pela “facilidade” e pelo “seu bem”.
O Planejamento de qualquer negócio tanto na vida pessoal como profissional é fundamental para obter sucesso.
Poder monitorar e acompanhar estes números planejados fazem com que a operação cresça de uma forma saudável e pode acreditar, a probabilidade de alcançar os objetivos é muito maior do que aquele que simplesmente inicia e “vai na sorte” digamos assim.
O que é o DRE?
DRE é a sigla para Demonstrativos de Resultados do Exercício.
Montar um DRE lá no início do projeto é a forma de poder ter um mapa mental do que precisamos investir e fazer para se alcançar o resultado.
Logicamente que não é o DRE que vai dizer se teremos sucesso, mas sim as ações que vamos fazer no dia a dia para que aquilo que foi planejado realmente aconteça.
Além disso, ter um “NORTE” é fundamental para alcançarmos os objetivos, sempre brincamos com os clientes.
É igual sairmos para viajar: arrumamos as coisas, colocamos as malas no carro, entramos dentro ligamos o carro e aí nos perguntamos: – Vamos para onde?”.
A possibilidade de não chegarmos onde gostaríamos é muito grande.
Se anteriormente pesquisamos por um local, orçamos valores, qual a melhor estrada para se chegar até lá, onde ficar com certeza a probabilidade de chegarmos ao local desejado e ter uma viagem mais prazerosa é muito maior.
Qual a importância de um DRE para e-commerce?
Esta analogia parece ser boba, mas a quantidade de pessoas e empresas que saem por aí sem saber onde ir e/ou como chegar até lá é muito grande.
Nosso papel na consultoria é ajudar os clientes a construir este caminho de forma correta, sem atalhos.
Geralmente montamos um DRE com projeção para 5 anos e tudo inicia através de uma conversa com o cliente tentando entender onde ele quer chegar, quanto pretende faturar mensalmente, qual o capital de investimento e sempre fazendo comparativos com um negócio físico do mesmo segmento.
Engana-se quem acha que para abrir uma loja on-line irá ter um gasto muito menor do que abrir uma loja física para se alcançar um resultado igual ou superior.
Este “achismo” é um dos fatores que mais atraem as pessoas para o mundo digital, investir pouco e ter um faturamento bom.
Quem não pensa que o fato de não precisar pagar aluguel e condomínio, não ter gastos com mobílias entre outros custos exigidos por uma loja física já são fatores suficientes para concluir que a loja on-line é muito mais negócio?
Pois é, só que na loja on-line estes custos são substituídos por outros e assim este comparativo de investimento entre uma loja física x por uma loja on-line acabam se equiparando.
O investimento em tecnologia, estoque, pessoas e principalmente em mídia para tornar a sua loja conhecida, são os pontos de maior aporte financeiro para alavancar a loja on-line.
Como fazer um DRE para e-commerce?
Com o planejamento através do DRE, mostramos para os clientes uma base dos custos para a correta precificação, projeção do faturamento e custo ao longo do tempo e alguns momentos importantes da operação como:
- Momento em que não será mais necessário aportar dinheiro na operação;
- Momento em que começará a receber o dinheiro investido de volta.
Hoje nosso artigo destaca o Pilar do Planejamento que como já mencionado é um ponto geralmente esquecido pelas pessoas e fundamental para criar uma base sólida e nos nortearmos.
Porém não podemos esquecer que a construção de um e-commerce passa por 9 pilares como: PLANEJAMENTO, SISTEMA, EQUIPE, COMUNICAÇÃO VISUAL, CONTEÚDO, LOGÍSTICA, PAGAMENTO, SELOS/ SEGURANÇA E MARKETING.
Cada um destes pilares tem suas particularidades e pontos de atenção.
Antes de iniciar a operação é fundamental olhar para cada um destes pontos.
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