Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

Vamos falar sobre o que é o DRE no e-commerce a sua importância em uma loja virtual.

A cada ano que passa e acentuado também pela chegada da Pandemia do COVID-19, o número de empresas e profissionais liberais que nos contatam para entender sobre as demandas de como estruturar uma operação do digital, melhorar a performance do seu e-commerce aumenta consideravelmente.

 

Perguntas como:

  • Qual plataforma e ERP é a melhor opção para minha loja?
  • O produto que pretendo vender é viável no e-commerce?
  • Qual a melhor forma de organizar a vitrine da minha loja?
  • Devo investir em qual mídia?
  • Preciso vender em Market Places
  • E estoque? Quantos itens preciso ter em estoque?
  • Como aumentar o ticket médio da minha operação?
  • Como preparar a minha operação para a Black Friday?
  • Trabalho, trabalho e não sobra nada, o que devo fazer?
  • Minha loja faturava X e agora não consigo mais faturar o que eu faturava antes, o que devo fazer?

 

Poderíamos, aqui, citar mais umas dezenas de perguntas que recebemos constantemente.

O que mais nos chama a atenção é que dificilmente, empresas ou profissionais que desejam ingressar no canal digital nos questionam sobre como montar um planejamento para o negócio.

 

As perguntas são geralmente baseadas no imediatismo, quanto vai sobrar para mim, como alcançar um resultado rápido na operação, obter atalhos para alavancagem rápidas e não estamos mencionando isso como sendo uma crítica uma vez que isto é um aspecto cultural do povo brasileiro que em sua maioria sempre busca pela “facilidade” e pelo “seu bem”.

 

O Planejamento de qualquer negócio tanto na vida pessoal como profissional é fundamental para obter  sucesso.

Poder monitorar e acompanhar estes números planejados fazem com que a operação cresça de uma forma saudável e pode acreditar, a probabilidade de alcançar os objetivos é muito maior do que aquele que simplesmente inicia e “vai na sorte” digamos assim.

 

 O que é o DRE? 

o que é o dre

 

DRE é a sigla para Demonstrativos de Resultados do Exercício.

Montar um DRE lá no início do projeto é a forma de poder ter um mapa mental do que precisamos investir e fazer para se alcançar o resultado.

 

Logicamente que não é o DRE que vai dizer se teremos sucesso, mas sim as ações que vamos fazer no dia a dia para que aquilo que foi planejado realmente aconteça.

Além disso, ter um “NORTE” é fundamental para alcançarmos os objetivos, sempre brincamos com os clientes.

 

É igual sairmos para viajar: arrumamos as coisas, colocamos as malas no carro, entramos dentro ligamos o carro e aí nos perguntamos: – Vamos para onde?”.

 

A possibilidade de não chegarmos onde gostaríamos  é muito grande.

Se anteriormente pesquisamos por um local, orçamos valores, qual a melhor estrada para se chegar até lá, onde ficar com certeza a probabilidade de chegarmos ao local desejado e ter uma viagem mais prazerosa  é muito maior.

 

Qual a importância de um DRE para e-commerce?

Esta analogia parece ser boba, mas a quantidade de pessoas e empresas que saem por aí sem saber onde ir e/ou como chegar até lá é muito grande.

Nosso papel na consultoria é ajudar os clientes a construir este caminho de forma correta, sem atalhos.

 

Geralmente montamos um DRE com projeção para 5 anos e tudo inicia através de uma conversa com o cliente tentando entender onde ele quer chegar, quanto pretende faturar mensalmente, qual o capital de investimento e sempre fazendo comparativos com um negócio físico do mesmo segmento.

Engana-se quem acha que para abrir uma loja on-line irá ter um gasto muito menor do que abrir uma loja física para se alcançar um resultado igual ou superior.

 

Este “achismo” é um dos fatores que mais atraem as pessoas para o mundo digital, investir pouco e ter um faturamento bom.

Quem não pensa que o fato de não precisar pagar aluguel e condomínio, não ter gastos com mobílias entre outros custos exigidos por uma loja física já são fatores suficientes para concluir que a loja on-line é muito mais negócio?

 

Pois é, só que na loja on-line estes custos são substituídos por outros e assim este comparativo de investimento entre uma loja física x por uma loja on-line acabam se equiparando.

O investimento em tecnologia, estoque, pessoas e principalmente em mídia para tornar a sua loja conhecida, são os pontos de maior aporte financeiro para alavancar a loja on-line.

 

Como fazer um DRE para e-commerce?

o que é dre

 

Com o planejamento através do DRE, mostramos para os clientes uma base dos custos para a correta precificação, projeção do faturamento e custo ao longo do tempo e alguns momentos importantes da operação como:

  1. Momento em que não será mais necessário aportar dinheiro na operação;
  2. Momento em que começará a receber o dinheiro investido de volta.

 

Hoje nosso artigo destaca o Pilar do Planejamento que como já mencionado é um ponto geralmente esquecido pelas pessoas e fundamental para criar uma base sólida e nos nortearmos.

 

Porém não podemos esquecer que a construção de um e-commerce passa por 9 pilares como: PLANEJAMENTO, SISTEMA, EQUIPE, COMUNICAÇÃO VISUAL, CONTEÚDO, LOGÍSTICA, PAGAMENTO, SELOS/ SEGURANÇA E MARKETING.

 

Cada um destes  pilares tem suas particularidades e pontos de atenção.

Antes de iniciar a operação é fundamental olhar para cada um destes pontos.

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